Virando a Página: Seduc realiza formações para educadores dos Centros de Medidas Socioeducativas

12 de novembro de 2015 - 20:00

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realiza, desde agosto, o Projeto Virando a Página, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da aprendizagem nos Centros de Medidas Socioeducativas. Para isso, realiza formações com os educadores que atuam nestes centros, utilizando metodologias interativas e estimulantes visando a escolarização, a ressocialização e inclusão social dos adolescentes em atendimento socioeducativo.

O projeto é dividido em duas etapas. A primeira aconteceu de agosto até outubro com a realização do curso Docentes e Práticas Ressocializadoras, que visa sensibilizar e instrumentalizar os professores, coordenadores e pedagogos dos Centros de Medidas Socioeducativas para o planejamento e execução de aulas dinâmicas utilizando a metodologia da Aprendizagem em Cooperação. Esta proposta pretender estimular a cooperação entre os socioeducandos para melhoria do rendimento acadêmico, do desenvolvimento de competências interpessoais e reintegração dos adolescentes ao convívio social. Para a professora Helena Nepomuceno, que participou do curso, a capacitação “foi um momento de crescimento que trás uma metodologia muito importante para somar no aprendizado da docência dos centros socioeducativos”.

Segundo Adriano Batista, coordenador do projeto, o curso criou um espaço de troca de experiências entre os professores dos diversos Centros. “Nossa contribuição foi no sentido de garantir a abordagem metodológica adequada para o intercâmbio de informações entre as unidades. Trouxemos para essa formação, além da aprendizagem em cooperação alguns temas geradores indispensáveis ao atendimento socioeducativo, tal como a importância da escolarização, do esporte, da cultura e da preparação para o trabalho e aprendemos uns com os outros”.

A segunda etapa do curso está prevista para janeiro de 2016 e será um momento de experimentação da abordagem cooperativa envolvendo também os estudantes. De acordo com o coordenador, “o experimento com os adolescentes em uma das unidades será importante, pois representa uma oportunidade que temos de aplicar metodologias interativas e estimulantes e avaliar qual o impacto dessas metodologias na melhoria da aprendizagem e no desenvolvimento de competências interpessoais. Se o experimento tiver bons resultados, replicaremos a iniciativa para os demais centros”, reforça.

12.11.2015

 

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