Ceará Pacífico: SESI/CE inaugura escola de ensino médio e profissionalizante gratuita

16 de janeiro de 2016 - 11:29

Nesta segunda-feira (18) será inaugurada a primeira escola de Educação Básica e Profissional (Ebep) do Serviço Social da Indústria (Sesi/CE). A iniciativa é uma parceria com o Governo do Estado no âmbito do Pacto por um Ceará Pacífico. O evento acontece às 9 horas, no SESI Parangaba (Av. João Pessoa, 6754), com a presença do governador Camilo Santana, alunos, professores e autoridades. Após a solenidade de inauguração, os alunos permanecem na escola para o primeiro dia de aula.

O curso Ebep tem duração de três anos, compreendendo todo o ensino médio, ofertado pelo Sesi, e ainda a formação técnica, ofertada pelo SENAI, nas áreas de Têxtil e Vestuário, Construção Civil e Metalmecânico. Neste primeiro ano, os 240 alunos selecionados serão divididos em seis turmas, sendo três pela manhã e três pela tarde. Os filhos dos trabalhadores da indústria são maioria no grupo, cerca de 80%. A previsão é que as inscrições para a turma de 2017 iniciem ainda neste semestre.

A metodologia das aulas visa propiciar um ambiente de aprendizado proveitoso para os estudantes, através da utilização de material didático específico para a proposta pedagógica da escola (em meio físico e eletrônico), além de recursos tecnológicos como o Projeto SESI Matemática e as oficinas de robótica da LEGO Education.

“Segundo estudos da Confederação Nacional da Indústria, a má qualidade da educação básica é uma das principais dificuldades para o crescimento das indústrias brasileiras, e no Ceará, infelizmente, não é diferente. Então, o Sesi e o SENAI Ceará resolveram aderir a esse programa nacional por acreditar que o ensino médio articulado com o profissionalizante pode preparar os jovens para o êxito acadêmico, mas sem deixar de lado a capacitação para o mercado de trabalho”, explica a gerente do Núcleo de Educação e Cultura do Sesi/CE.

O desafio de ministrar os conteúdos dos ensinos médio e técnico simultaneamente exige uma grade de aulas estratégica e bem organizada. Assim, o volume de horas/aula vai aumentando a cada ano, à medida que os jovens vão se envolvendo e se engajando na própria formação, o que melhora o desempenho da turma e reduz os índices de evasão.

No primeiro ano, os alunos cursarão a carga horária normal da matriz curricular do Ensino Médio, somado a oficinas de aprendizagem, atualidades, oficinas tecnológicas, artes e dança. No segundo ano, seguem as aulas do Ensino Médio, mas com foco direcionado para as ciências aplicadas, e começa o curso de Iniciação Profissional do Senai, nas áreas de Construção Civil, Metalmecânica e Têxtil e Vestuário. No terceiro ano, por fim, os alunos concluem a carga horária do Ensino Médio e fazem o curso Técnico do Senai nas áreas já citadas.

A equipe pedagógica é composta por assessores técnicos em educação, diretor escolar, coordenação pedagógica, psicóloga e professores.

Ceará Pacífico
Coordenado pela vice-governadora (e atual governadora em exercício) Izolda Cela, o “Pacto Por Um Ceará Pacífico” abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, vai operar a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicos estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto será realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Politica sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.

16.01.2016

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898