Ceará Pacífico: professores fazem visita guiada a equipamentos da Secult nesta terça (19)

18 de janeiro de 2016 - 21:00

Na manhã desta terça-feira (19), a partir de 8h30, 21 professores e gestores da Escola Estadual de Educação Profissional Ângela Borges farão uma visita guiada a três equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult): o Theatro José de Alencar, o Museu do Ceará e o Cineteatro São Luiz. A iniciativa faz parte do programa “Menu Cultural” da Secult, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e divulgar os equipamentos culturais nas escolas do Vicente Pinzon. A ação é realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), dentro da proposta do “Pacto por um Ceará Pacífico”, programa do Governo do Estado.

O roteiro da visita guiada, que contará com explanação dos diretores dos equipamentos sobre os históricos espaços reservados à arte e cultura cearenses, começa no centenário Theatro José de Alencar às 8h30, passando pelo Museu do Ceará às 10h30 e finalizando,  às 11h30, com uma visita ao Cineteatro São Luiz, reinaugurado há um ano pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secult.

Esta será a primeira turma de professores de uma escola do Vicente Pinzon que visitará os equipamentos da Secretaria, a partir do Menu Cultural. No mês de dezembro de 2015, 160 estudantes de escolas do bairro fizeram visitas aos equipamentos como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Cineteatro São Luiz.

Menu Cultural e o Pacto Por um Ceará Pacífico no Vicente Pinzon

O programa “Menu Cultural”, foi lançado em 18 de novembro, com a apresentação, para professores e diretores de escolas do bairro Vicente Pinzon, das opções de lazer e educação ofertadas pelos 15 equipamentos culturais da Secult aos estudantes e moradores daquela região da cidade.

Através do Menu Cultural, estudantes, professores, diretores e toda a comunidade escolar passam a ter acesso a uma grande variedade de ações que envolvem desde cursos e oficinas até as sessões de cinema e o apoio na elaboração de projetos. Trata-se de um projeto de divulgação e democratização do acesso aos equipamentos culturais e acervos  mantidos pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, bem como de incentivo a que mais pessoas frequentem e apreciem a variada programação cultural que eles ofertam todos os dias, com entrada franca.

As visitas podem ser agendadas por telefone (3101.6742/3101.6767) ou e-mail (menucultural@secult.ce.gov.br). Os equipamentos disponíveis para visitação através do Menu Cultural são Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Casa de Juvenal Galeno, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu do Ceará, Teatro Carlos Câmara, Arquivo Público do Estado do Ceará, Biblioteca Pública Espaço Estação, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O Menu Cultural é uma das três ações realizadas pela Secult no bairro Vicente Pinzón, desde o início de novembro, dentro do Pacto por um Ceará Pacífico, programa do Governo do Estado. As ações da Secult incluem ainda o projeto Agentes de Leitura (que atenderá 275 famílias do bairro, com muita leitura, interpretação de texto e literatura) e o Mapeamento Cultural (que promove um levantamento da produção, dos movimentos e potenciais artísticos e culturais da área).

18.01.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura, Clovis Holanda
85 3101-6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br    / 85 3466.4898