SEMA implementará educação ambiental na Gruta da Casa de Pedra

29 de janeiro de 2016 - 14:10

A Gruta Casa de Pedra, que fica entre os municípios de Madalena e Itatira, distante 182km de Fortaleza, ganha três projetos com recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos – FDID. Um de autoria da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, e os outros do IPHAN e do Departamento de Geologia da UFC, entidades que trabalham em parceria em se tratando de preservação e conservação daquela caverna.

Uma reunião entre os três órgãos envolvidos ocorreu na tarde de terça-feira, 26/01, na SEMA para apresentar e discutir a execução dos projetos aprovados pelo FDID. O encontro foi presidido pelo secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno. Ele sugeriu um acordo de cooperação técnica entre a SEMA-UFC e IPHAN para a execução conjunta ser feita de forma legal e harmônica.

O projeto da SEMA, de acordo com o técnico, Felipe Monteiro, é de implementação da Educação Ambiental e estudos técnicos para possível criação de uma unidade de conservação na área. Após visitas realizadas, ele relata que existem inscrições rupestres que devem ser estudadas e contar melhor a nossa própria história. Também foram constatadas que aquele conjunto de pedras está sofrendo significativa degradação ambiental devido ações antrópicas, tipo pichações e monturos de lixo.

RDSC 0208Assim, o projeto prevê a realização de dois cursos de Formação de Agentes Ambientais, capacitando no total 50 pessoas do entorno da gruta Casa de Pedra, para desenvolverem ações de educação ambiental, sensibilização e conscientização no local.

Sugere também a elaboração de um diagnóstico técnico socioambiental da área da Gruta Casa de Pedra, para prosseguir a análise que viabilize a criação de Unidade de Conservação e a realização de duas audiências públicas com a população local, para informar e discutir sobre a importância da proteção e conservação ambiental daquela área. A Casa de Pedra que é um conjunto de formações de pedra que deslumbra quem a visita, além de fauna e flora exuberantes. Tudo isso deve constar de um a publicação, material informativo, no formato de livro com 100 exemplares, relativo à proteção e conservação ambiental da gruta.

O segundo projeto – do IPHAN – trata sobre estudo e levantamento arqueológico dentro da gruta Casa de Pedra. O terceiro é do departamento de Geologia da UFC, que fará estudos espeleológicos da área. A SEMA ainda conta com outro projeto aprovado no FDID, sobre Coleta Seletiva.

Como chegar

Partir de Fortaleza pela BR-020 até a Vila São José da Macaoca. À direita, são mais 28Km de asfalto, pela CE-366, até Lagoa do Mato, em Itatira. Dali até o destino final é preciso percorrer mais 17km, de estrada carroçável.

Fotos: Ascom Sema

 

29.01.2016

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema)
Elizabeth Rebouças / 85 3101-1235

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898