Internos de duas unidades prisionais recebem certificado de alfabetização

16 de fevereiro de 2016 - 13:59

Os alunos de duas unidades prisionais têm aulas desde agosto de 2015 e receberão o certificado de alfabetização do projeto

O incentivo ao conhecimento está cada vez mais presente no sistema penitenciário do Ceará. Após aderir ao MOVA-Brasil em 2015, chegou a hora da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) entregar os certificados de alfabetização a 21 internos da Unidade Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal e da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL 1). A certificação acontece na próxima quinta-feira (18), às 14 horas, na Unidade Prisional de Caucaia.

Para Helio Leitão, secretário da Justiça, o incentivo à educação é fundamental para o processo de ressocialização dos internos. “Estamos cada vez mais tentando superar os obstáculos para construir um projeto humanizado dentro do sistema. Criar condições e colocar alunos em salas de aula é um passo importante para esse projeto funcionar”, indica o secretário.

O projeto MOVA-Brasil tem o objetivo de reduzir o analfabetismo no país e é desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria com a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP). A metodologia utilizada nas aulas é baseada nos princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire, alfabetizando e despertando para a criticidade entre os alunos. Desde agosto de 2015, as unidades de Caucaia e CPPL 1, ganharam salas de aula com turmas de alfabetização.

Atualmente há 2.230 internos matriculados nas escolas que funcionam dentro das unidades prisionais e, a partir de março, a EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider assume o projeto de alfabetização nas salas de aula. Dados do último Censo Penitenciário indicam que 10% da população carcerária é analfabeta. A maior parte dos internos (52%) tem o Ensino Fundamental incompleto.

Serviço:

Entrega de certificados do Mova-Brasil aos internos da Unidade Prisional de Caucaia e CPPL 1

Dia: 18, às 14 horas

Local: Unidade Prisional de Caucaia, BR 020, KM 03 (após OFF Outlet, entrar à esquerda na rotatória no sentido do aterro sanitário)

16.02.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
85 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898