Profissionais da educação no Cariri conhecem melhor o Programa Mais Infância Ceará

3 de março de 2016 - 21:35

Conhecer melhor o Programa Mais Infância Ceará e suas ações em todo o estado. Foi assim que começou a manhã desta quinta-feira (3) para coordenadores pedagógicos, secretários, gestores, professores e profissionais da educação ligados a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 19), que engloba os municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro e Jardim. Elesweb FN1622 estiveram na Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), na Região do Cariri, para assistir à apresentação da primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, sobre o programa.

“Eu acredito que a construção de mais creches e a formação dos profissionais e das famílias que lidam diretamente com as crianças, demonstrando pra eles a importância da neurociência, dos estímulos necessários para o desenvolvimento infantil, são fundamentais para que elas cresçam saudáveis”, afirmou a primeira-dama durante o encontro.Ainda na apresentação, Onélia Leite explicou como se dá o eixo de atuação do Mais Infância, com seus três pilares: Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender. Com base nesses pilares, os 184 municípios cearenses irão receber pelo menos uma ação do programa.

Em seguida, a plateia também pôde saber um pouco mais sobre as contribuições da neurociência para a aprendizagem, através da palestra da assessora especial da Infância do Gabinete da Primeira-Dama, a psicopedagoga e fonoaudióloga Dagmar Soares. “Eu acho muito importante capacitar o professor, porque o professor é um elo com a família, ele é sempre um referencial. Então se a gente convencer o professor da web FN1530importância do vínculo e da afetividade para a formação da criança – inclusive a formação cognitiva – eu acredito que eles vão poder repassar esses conceitos pros pais e isso vai ser replicado”, argumentou.

Os profissionais que acompanharam o evento elogiaram a proposta do Mais Infância e a meta do programa de atingir os 184 municípios do estado, garantindo assistência a todas as crianças e famílias cearenses. “A gente percebe que o programa abrange vários aspectos: a questão da saúde, a questão da educação e questão da assistência. Quando ele chega ao espaço da praça, que é onde essas crianças vão brincar, a gente entende que ele está promovendo o desenvolvimento integral da criança, o psicológico, o motor, o afetivo. E quando ele traz a adequação desse espaço à creche, se torna de grande importância para essas crianças, para os professores que lá trabalham, para o núcleo gestor. Tem sido muito positivo!”, comemorou a professora Lucélia Sampaio.

Fotos: Franco Neto / Governo do Ceará

03.03.2016

Déborah Vanessa
Assessora de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898