Jovens que cumprem medidas socioeducativas recebem capacitação

11 de março de 2016 - 18:05

Em 2016, 704 adolescentes internos em centros educacionais serão capacitados no Ceará. Nesta segunda-feira (14), 90 deles receberão certificados.

RSheyla Castelo Branco 8Promover a ressocialização de jovens em conflitos com a lei por meio da qualificação profissional e do engajamento da juventude em atividades produtivas é um dos focos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Nesta segunda-feira (14), mais 90 jovens que cumprem medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo do Canindezinho receberão os certificados de conclusão dos cursos de Doces e Salgados, Confecção de Embalagens, Jardinagem e Confecção de Sabonetes Artesanais, atividades do projeto Transformando Vidas em parceria com o Criando Oportunidades, todas iniciativas da STDS.

Neste ano, a integração entre os projetos Transformando Vidas, Criando Oportunidades e RSheyla Castelo Branco 19Primeiro Passo, capacitará 704 jovens, sendo 496 pelo Criando Oportunidades e outros 208 pelo Primeiro Passo. Esse total representa 90% dos jovens internos nas unidades da Capital. As ações fazem parte da política de geração de emprego e renda do Governo do Estado e ampliam as oportunidades de inserção de cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado do trabalho.

“O objetivo da STDS é capacitar os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas para que, ao deixarem nossas unidades, tenham condições de conseguir uma colocação no mercado de trabalho, quem sabe até descobrindo novas habilidades, desenvolvendo seu lado empreendedor e montando um negócio próprio”, declarou o titular da STDS, Josbertini Clementino. Em 2015, a parceria entre Criando Oportunidades, Primeiro Passo e o Transformando Vidas qualificou 285 adolescentes das unidades de medidas socioeducativas.

Projeto Transformando Vidas

O projeto Transformando Vidas atende jovens em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas por meio de políticas de capacitação e ações comunitárias, prevenindo a reincidência de egressos e aumentando as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho. Encaminha jovens para cursos profissionalizantes e acompanha seu desempenho de forma sistemática, através de atendimentos individuais psicológicos, pedagógicos e sociais e visitas domiciliares. Além disso, oferece oficinas temáticas aos jovens e suas famílias, monitoramento escolar e encaminhamento para tratamento de dependência química.

Data: 14/3/16 (segunda-feira)
Horário: 14 horas
Local: Centro Socioeducativo do Canindezinho – Rua José Maurício, s/n, Canindezinho (esquina com Av. Osório de Paiva).

11.03.2016

Carlos Eugênio
Assessor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
(85) 3101.2089 / 3101.2099 / 98878.8510 / imprensa@stds.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Wania Caldas
Gestora de Célula / Conteúdo

 
Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898