Hospital César Cals convida mães a doarem leite materno antes do feriado de Páscoa

21 de março de 2016

Com mais um feriado, dessa vez a Páscoa, o banco de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, quer reforçar o estoque para garantir leite suficiente aos bebês prematuros e prematuros extremos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Para fazer a doação, a mãe que estiver amamentando deve ligar para o número gratuito 0800 286 5678, tirar as dúvidas e receber as orientações quanto à preparação para a retirada do leite, acondicionamento e o tempo necessário para guardar o leite em casa, no congelador ou freezer. Além disso, é importante que ela solicite também ao banco de leite para buscar o leite em casa, numa data previamente agendada.

O leite doado, depois que chegar ao hospital, passa por um rigoroso processo de qualidade, que envolve várias etapas da pasteurização. Só então, passa a ser alimento aos bebês da UTI. Cada recém-nascido recebe uma quantidade específica de leite. Há todo um cuidado, uma programação feita por nutricionistas, além do acompanhamento médico, que determina a dieta necessária. De acordo com Rejane Santana, médica coordenadora do banco, quando os bebês são alimentados com leite materno, o tempo de internação pode ser diminuído pela metade, e eles crescerão mais fortes e saudáveis, além de receber alta mais cedo.

O banco de leite do HGCC, referência estadual nas políticas de aleitamento materno, é o único do Ceará a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana. Ele fica na Avenida Imperador, 545, Centro. O atendimento pode se feito por telefone e também no próprio banco. Durante o feriado, como acontece sempre, o banco de leite do HGCC estará pronto, com uma equipe especializada para fazer o atendimento por telefone ou pessoalmente, no hospital. A doação de leite é essencial antes e após dos feriados, porque o estoque volta a cair também nesse período. Por isso, quem não doou antes, pode fazer a doação depois.

Como doar

A doação é bem simples. Em casa mesmo, a  mãe doadora deve separar um recipiente de vidro ou de louça, nunca de plástico, para fazer a coleta, e outro recipiente de mesmo material, com tampa plástica, para guardar o leite no congelador ou freezer. Após a retirada dos rótulos, os recipientes devem ser lavados e fervidos em água por até 15 minutos, junto com as tampas. Em seguida, é só deixar escorrer sobre um pano limpo e começar a utilizar em seguida.

O local escolhido para coletar o leite precisa ser limpo e arejado. O primeiro passo é prender os cabelos e fazer a higiene das mãos. Isso vai evitar que o leite seja contaminado e, consequentemente desperdiçado. Após a coleta, o leite deve ser colocado no segundo recipiente de vidro. Em seguida, já tampado, o recipiente deverá ser guardado no congelador. Sempre que fizer a coleta, a mãe deve colocar o leite no mesmo recipiente até atingir a marca de dois dedos antes da tampa. Quando isso acontecer, é só ligar para o Hospital Geral César Cals e uma equipe será enviada à casa da doadora para buscar o leite.

21.03.2016

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323

Giselle Dutra / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898