Estudantes do Vicente Pinzon realizam passeata contra o mosquito Aedes aegypti

23 de março de 2016 - 20:21

Para conscientizar os moradores do bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, sobre as formas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus, 600 estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Manoel Rodrigues realizaram, na manhã desta quarta-feira (23), a caminhada “Faça você também para o nosso bem”. Gestores, professores, funcionários e familiares participaram da mobilização.

 

O evento começou às 7h30 e saiu da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela Silveira Borges, seguindo pelo entorno do bairro, com grupos de alunos vestidos de mosquitos e com panfletos e cartazes esclarecendo a população sobre como evitar as doenças causadas pelo Aedes. “Os trabalhos com os alunos e professores começaram este mês com a elaboração de cartazes, textos e apresentações. Na próxima semana, os estudantes entrevistarão moradores que já tiveram a dengue, chikungunya ou zika”, comenta o diretor da Manoel Rodrigues, Olavo dos Anjos.

 

Com o objetivo de preparar os alunos para o momento de intervenção na comunidade, eles assistiram a palestras sobre como prevenir e combater o mosquito. Eles puderam conhecer, com a colaboração da Secretaria de Saúde de Fortaleza, o ciclo biológico do Aedes e como ele se desenvolve. A educadora do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da Prefeitura de Fortaleza, Gessiclea Alves, reforça que a população deve se conscientizar da gravidade das doenças e evitar os maus hábitos que contribuem para a proliferação do mosquito. “A caminhada serviu para reafirmar o compromisso social dos alunos, familiares e dos moradores do bairro para se mobilizar social contra o Aedes e para que eles possam ser multiplicadores dentro de casa e colaborar na formação de novos hábitos”.

 

De acordo com o coordenador da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), Jefferson Queiroz, em todas as escolas da rede há atividades junto às comunidades para identificar e combater os focos. “Nós esperamos que essas ações se fortaleçam e se consolidem cada vez mais e que possamos colaborar para reduzir os casos na nossa Capital e eliminar esse mosquito”, afirma.

 

Saiba mais

 

O governador Camilo Santana lançou, em dezembro de 2015, o Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti, instituindo o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a Dengue, Chikungunya e Zika.

 

O plano prevê medidas de mobilização junto a gestores escolares, professores, alunos e familiares para atuação na erradicação dos focos do mosquito. As secretarias municipais de saúde já atuam com orientações junto à população para identificação de possíveis focos e controle do mosquito. Mas, neste momento crítico, a Secretaria da Educação convoca toda a comunidade escolar e seus familiares para contribuir enquanto cidadão com essa busca ativa, e assim, eliminar de forma contínua qualquer risco de contato com o mosquito.

 

Estão sendo realizadas ações em todas os prédios da Seduc, com foco especial nas 705 escolas sob jurisdição das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e na capital pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

23.03.2016

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972 | (85) 98893.6983 / carol.avendano@seduc.ce.gov.br

 

Ana Martins / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898