Instituto Cearense de Educação de Surdos comemora 55 anos nesta sexta (1)

31 de março de 2016

O Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES), uma instituição de ensino da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, realizará amanhã (1) a comemoração dos seus 55 anos de história. O evento contará com atrações de teatro, dança, desfile para escolher a nova Miss e Mister do Instituto, bazar, um show de Língua de Sinais, além de competições esportivas. O evento terá a participação da Miss Ceará 2011, Vanessa Vidal, que possui deficiência auditiva. A participação é gratuita.

O ICES foi fundado no dia 25 de março de 1961 e, conforme o contexto histórico daquele momento, a instituição adotava uma abordagem de ensino oralista, que propõe o ensino da língua oral para que o surdo se integre ao mundo ouvinte, considerando o ensino da fala como essencial. Atualmente, considera-se que isso não corresponde às condições ideais para que o surdo adquira linguagem e forme o pensamento.

Hoje, a escola tem 280 alunos: 30 no Ensino Fundamental I, 83 no Ensino Fundamental II, 103 no Ensino Médio e 64 na Educação de Jovens e Adultos. A grade curricular e a carga horária são as mesmas do ensino regular da rede estadual, tendo como diferencial a disciplina de Libras, que está presente em todas as turmas da escola com carga horária semanal de 4 horas aula e é ministrada por professores surdos. O ICES é a única instituição pública estadual destinada exclusivamente à Educação dos Surdos.

Serviço

O que: 55 anos do Instituto Cearense de Educação de Surdos
Quando: 1 de abril, às 17h
Local: Instituto Cearense de Educação de Surdos – Av. Rui Barbosa, 1970 – Aldeota

31.03.2016

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972 | (85) 98893.6983 | imprensa@seduc.ce.gov.br
www.seduc.ce.gov.br | www.fb.com/EducacaoCeara