#MêsdasMães: Albert Sabin comemora Semana de Doação de Leite Materno

13 de Maio de 2016

A partir desta segunda-feira (16) até o dia 20 de maio acontece a “Semana de Doação de Leite Materno 2016”. Para comemorar, o Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, realizará uma série de atividades em agradecimento aos colaboradores, doadores e para ressaltar os serviços de atendimento do setor. O principal trabalho realizado pelo Banco de Leite é o recolhimento de doações de leite materno para pasteurização e utilização como fonte de alimentos dos bebês internados no hospital. Mas, segundo a coordenadora do Banco de Leite do Albert Sabin, Erandy Sousa, tão importante quanto receber as doações é o trabalho de incentivo e orientação realizado pelo Banco de Leite com o objetivo de manter as mamães amamentando seus bebês por, pelo menos, seis meses.

“Por isso o nosso Banco de Leite também faz a orientação das puérperas quando nos procuram. O primeiro mês é sempre o mais difícil e muitas delas deixam de amamentar os filhos por insegurança, por não saber a forma correta de segurar o bebê, por dores causadas por fissura mamilar e até por ter leite em excesso, o que acaba acarretando o endurecimento da mama. Aqui elas resolvem esses problemas, geralmente, em um único atendimento”, diz a pediatra. Foi o caso da advogada Suely Paula Pinheiro, mãe do pequeno Miguel. De acordo com Suely, Miguel não ganhou o peso esperado nos primeiros 15 dias de vida, “pelo contrário, ele estava perdendo. E eu tinha leite, ele jorrava pela minha camisa, mas por algum motivo meu filho não estava se alimentando direito”, fala. Preocupada, decidiu procurar o Banco de Leite do Albert Sabin.

“Fui bem recebida, explicaram que eu estava trocando de mama antes de ele ingerir a parte do leite com mais gordura. Assim ele não ganhava peso, nem se satisfazia. E me pediram uma semana para ver como ele ficava. Quando eu voltei ele já tinha ganho 240 gramas”, conta a mãe. Após um mês e dez dias seguindo as orientações da equipe do Banco de Leite, Miguel ganhou cerca de 1,2 kg e está pesando mais de 5 kg. “É uma sensação tão boa poder amamentar meu bebê, de gratidão, de dever cumprido”, declara a advogada, emocionada.

Alimentação eficaz

“Não existe leite igual ao leite materno”, afirma a coordenadora do Banco de Leite, Erandy Sousa, ressaltando os benefícios que as crianças podem ter se amamentadas quando bebês. “Ele é completo de todos os nutrientes, de água, de anticorpos e da gordura para satisfazer a criança”, ressalta a pediatra, explicando que, também por esse motivo, o leite materno é utilizado durante as internações de bebês no Albert Sabin.

De acordo com Erandy Sousa, o alimento já provou ser eficaz na recuperação de bebês cirúrgicos e na prevenção da alergia a proteína do leite, tendo em vista que os bebês pós-cirúrgicos e os bebês prematuros têm mais predisposição a desenvolver a alergia quando alimentados com leite de fórmula. A médica explica que o leite humano é um imunomodulador natural, ou seja, aumenta a imunidade e resistência dos bebês.

Atualmente, há 34 bebês internados no Hospital Albert Sabin que precisam das doações de leite para uma recuperação completa, sendo 22 deles na ala de Médio Risco e 12 a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Em 2015, o Banco de Leite do Albert Sabin chegou a atender uma média de 43 bebês por mês. Para trabalhar confortavelmente atendendo todas as crianças durante o ano, é necessária uma base de doações semanais que somassem 30 litros, o que equivaleria a 120 litros por mês. Em 2015, a média mensal foi de apenas 79 litros.

Semana de doação de leite

A Semana de Doação de Leite, além de apresentar os trabalhos realizados pelo Banco de Leite Humano, tem como objetivo estimular e reforçar a importância da orientação materna e da doação. A semana contará com várias atividades, como rodas de conversa sobre o tema; um momento especial com entrega de certificados para as mães que já são doadoras, além de ações dentro de supermercados da capital e no próprio hospital.

Como doar

O Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin existe há 11 anos e conta com uma equipe disponível de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, para atender gratuitamente às mães com dúvidas sobre amamentação e àquelas que desejam saber como doar o leite materno. As mães podem ligar para o 0800-280.4169  ou  3101.4189 e obter informações e orientações sobre como retirar, armazenar e doar o leite. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio.
 

13.05.2016

Diana Vasconcelos
Assessora de Comunicação do Hias
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince

Assinatura coornenadoria matérias