#MêsdasMães: Hospital César Cals orienta sobre doação de leite materno

17 de maio de 2016 - 19:23

Na Semana de Doação de Leite Materno, de 16 a 20 de maio, o banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, preparou uma atividade especial de orientação às mães internadas e, especialmente, para as mulheres que trabalham ou realizam compras no Centro Municipal de Pequenos Negócios, mais conhecido como Beco da Poeira, que fica em frente ao hospital. A ação informativa pretende atingir várias mulheres, mães ou não, para fortalecer a cultura da amamentação e doação.

Na quarta-feira (18), às 9h, os profissionais do banco de leite do HGCC, referência estadual, farão uma visita ao Beco da Poeira para informar, orientar e esclarecer sobre a doação de leite.  “Nós vamos conversar com as mulheres. Falar e esclarecer sobre a doação”, informa Rejane Santana, coordenadora do banco de leite do HGCC. Segundo ela, é preciso intensificar a cultura da doação de leite materno no Ceará. Ela acredita que a maioria das mães que está amamentando não doa por falta de informação.

“A mãe que tem excesso de leite precisa compreender que a doação favorece tanto à mãe quanto ao bebê. O processo evita a mama cheia, o endurecimento da mama, entre outros problemas. Doar salva e proporciona mais qualidade de vida para os dois”, esclarece a coordenadora. Por se tratar de um local próximo ao hospital e onde concentra um grande público feminino, a ação pretende despertar para ato a da doação de leite materno, por meio de um trabalho de conscientização.

Rejana Santana diz ainda que o leite materno é o melhor alimento para o recém-nascido, especialmente os internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HGCC por se tratarem de prematuros extremos. Segundo ela, o leite possui as características da espécie humana, com vitaminas, proteínas, anticorpos que favorecem a recuperação. Antes de o bebê receber o leite doado, ele passa por um rigoroso processo de qualidade, o que garante toda a segurança para o recém-nascido.

Atualmente, o Hospital César Cals está com 19 bebês na UTI Neonatal e 35 no berçário de médio risco. Ao todo, 30 mães internas e externas fazem a doação. O banco de leite do HGCC funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, inclusive nos feriados. O Atendimento pode ser feito por telefone, pelo número gratuito 0800 286 5678, ou no próprio banco a qualquer hora do dia. Uma equipe especializada está pronta para receber, acolher, orientar e ajudar na amamentação e doação de leite.

Como doar o leite humano

É simples doar. Em casa, a mãe doadora deve separar um recipiente de vidro ou de louça, nunca de plástico, para fazer a coleta direto da mama, e outro recipiente de mesmo material, com tampa plástica, para guardar o leite no congelador ou freezer. Após a retirada dos rótulos, os recipientes devem ser lavados e fervidos em água por até 15 minutos, junto com as tampas. Em seguida, é só deixar escorrer sobre um pano limpo e começar a utilizar em seguida.

O local escolhido para a coleta do leite deve ser limpo e arejado. A doadora precisa estar de cabelos presos e fazer a higiene das mãos. Isso evita que o leite seja contaminado e, consequentemente desperdiçado. Após a coleta, o leite deve ser colocado no segundo recipiente de vidro. Em seguida, já tampado, o recipiente deverá ser guardado no congelador. Sempre que fizer a coleta, a mãe deverá colocar o leite no mesmo recipiente até atingir a marca de dois dedos antes da tampa. Quando isso acontecer, é só ligar para o Hospital Geral César Cals e uma equipe será enviada à casa da doadora para buscar o leite.

17.05.2016

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

 

Assinatura coornenadoria matérias