“Menu Cultural”: alunos de escola do Vicente Pinzon visitam a Casa de Juvenal Galeno

31 de Maio de 2016

Quarenta estudantes e cinco professores da Escola Maria José Medeiros, do bairro Vicente Pinzon, visitam nesta quarta-feira (1), às 14h, a Casa de Juvenal Galeno (Rua General Sampaio, 1128), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). A visita é mais uma ação do programa “Menu Cultural”, parceria entre a Secult e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), que já promoveu o acesso de milhares de estudantes da rede pública aos equipamentos culturais do Estado, como o Cineteatro São Luiz, o Sobrado José Lourenço, o Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar, o Museu do Ceará, entre outros.

Os estudantes e professores serão recebidos nesta quarta pelo diretor da Casa de Juvenal Galeno, Antônio Galeno, que falará sobre a vida e a obra do escritor que dá nome ao espaço. Os estudantes contarão com visita guiada e apresentação de documentários.

Fundada em 27 de setembro de 1919, a Casa de Juvenal Galeno é um espaço de difusão e incentivo à cultura cearense. Na casa, o poeta Juvenal Galeno criou os seus sete filhos. A casa foi construída pelo poeta em 1886 e transformada em centro de cultura em 1919 por suas filhas Júlia e Henriqueta Galeno. É um dos palcos mais antigos da história cultural cearense, tendo recebido personalidades como Rachel de Queiroz, Euclides da Cunha, Gustavo Barroso, Antônio Sales, Leonardo Mota, Jáder de Carvalho e Patativa do Assaré.

Com 10 cômodos, sendo dois auditórios, a casa abriga um valioso acervo bibliográfico, doado por Mozart Monteiro, e a biblioteca do próprio Juvenal Galeno, que juntos totalizam 18 mil volumes, higienizados, catalogados e informatizados. O espaço é sede de várias entidades culturais, como a Academia Juvenal Galeno de Cultura, a Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, a Oficina de Canto Lírico e Popular Alvarus Moreno, a Comissão Cearense de Folclore e a Associação Cearense de Escritores.

PRESS-RELEASE – SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ

Entrevistas/mais informações:

(85) 98699-6524 – Dalwton Moura

(85) 98824-0994 – Lucas Benedecti

(85) 99149-4987 – Paula Candice

(85) 85 3101.6761

31.05.2016


secultmkt@gmail.com

 

Assinatura coornenadoria matérias