Semana do Meio Ambiente discutirá o tema ‘Águas e Nascentes’

3 de junho de 2016 - 12:47

Com o tema “Águas e Nascentes” vem aí mais uma Semana do Meio Ambiente, cujo ponto alto será no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com atividades programadas para ocorrerem no Parque do Cocó.

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, explica que, em parceria com municípios cearenses, ONGs e instituições públicas e privadas, serão realizadas diversas ações com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. São 34 municípios e 18 Unidades de Conservação Estaduais, além de diversas instituições, envolvidas.

Na programação constam palestras, rodas de conversa, visita as nascentes, reflorestamento de mata ciliar, passeios ciclísticos e de barco, blitze ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, aulas de campo, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de mudas, dentre outras.

Segundo Bruno, “devido ao contexto em que nos encontramos de escassez de chuvas, o tema debatido torna-se assunto fundamental para conscientização de que nossas águas sejam preservadas desde a sua origem e utilizadas de maneira racional”. Para isso, destaca Artur Bruno, a educação ambiental é uma ferramenta fundamental para a reflexão sobre o assunto e proporcionar o engajamento da população.

O programa de domingo será aberto com o III Pedalar – Passeio Ciclístico por baixo carbono, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, uma realização em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma). A concentração para o Pedalar acontece às 8h, no anfiteatro do Parque do Cocó.

Saiba mais:

A SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE instituída oficialmente pelo Decreto Nº 86.028 de 27 de maio de 1981 e tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. Este evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho.

No Estado do Ceará, a Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), como órgão responsável pela Política Ambiental do Estado, coordena este evento através de sua Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS), e as atividades são executadas em parceria com os municípios cearenses, ONG’s, associações e instituições públicas e privadas.

Programação oficial da Semana Do Meio Ambiente:

Abertura:

Data: 05 De Junho – Dia Mundial Do Meio Ambiente

Local: Parque Estadual Do Cocó

Hora: 07h Às 12h

    – Passeio Ciclístico (SEUMA/CAGECE/SEMA) – (http://bit.ly/3pedalar2016)

    – Apresentação musical com banda

    – Apresentação do Coral Verdes Vozes (SEMACE)

    – Assinatura da Política Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza

    – Doação de mudas de árvores nativas

    – Distribuição de material de educação ambiental

    – Feira de adoção de gatos

    – Serviços de saúde à população (UNIMED)

    – Exposição de arte reciclada (Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz)

O Parque Estadual do Cocó contará ao longo da semana com um stand, que distribuirá material educativo e mudas de árvores nativas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS MUNICÍPIOS, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS NO SITE: WWW.SEMA.CE.GOV.BR

 

logoSEMANA

03.06.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA
3101.5550/ comunicacao@sema.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias