Dia do Estudante: mais de 63 mil alunos da rede pública participam de atividade esportiva

11 de agosto de 2016 - 20:21

Os alunos da rede pública estadual de ensino comemoraram o Dia do Estudante, nesta quinta-feira (11/08), com uma manhã dedicada ao esporte e às atividades físicas em todos os municípios cearenses. Na Capital e no Interior, eles participaram do Desafio “AoGosto do Aluno”, iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e com apoio da Secretaria do Esporte (Sesporte), que mobilizou mais de 63 mil alunos para a prática de corrida e diversas modalidades esportivas.

“No Estado do Ceará, todos os municípios estão hoje no Desafio “AoGosto do Aluno”, incentivando a escola a produzir uma cultura educacional do esporte. É um momento em que toda a rede estadual se dedica ao estudante, que é o ator principal do processo educacional cearense”, destacou o secretário da Educação, Idilvan Alencar.

Em Fortaleza, a programação foi na Arena Castelão para cerca de 2 mil alunos. Os estudantes se divertiram com o evento, que premiou os dez primeiros lugares nas categorias feminina e masculina com medalhas e passeios para parque aquático.

Vencedora do primeiro lugar na categoria feminina, Jane Ely Castro da Silva, aluna da 3ª série do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Dona Luíza Távora, no Pio XII, comemorou o bom desempenho na corrida. “Eu achei superinteressante para incentivar os jovens para o esporte. Eu me sinto realizada por ter superado meus limites”, disse.

Imagem 2Os estudantes também se exercitaram com aulas de zumba, rodas de capoeira, muay thai, boxe, ginástica, circuito de treinamento funcional, entre outras atividades. “Em parceria com a Seduc, trazer essa juventude para uma manhã esportiva é motivo de muita felicidade para a gente”, disse o secretário executivo do Esporte, Márcio Brito. Além da Sesporte, o evento também teve o apoio das assessorias esportivas Stark e Senna Team.

Nos municípios do Interior, os estudantes também acordaram cedo para mostrar suas habilidades na corrida de rua, que, além do caráter educacional, configura-se como uma ação de responsabilidade social. Para a inscrição dos participantes, foi solicitado um quilo de alimento não-perecível ou produtos de higiene pessoal, que serão doados para instituições de caridade e assistência social.

As unidades de ensino de todo o Estado que mobilizaram mais participantes estão concorrendo a uma viagem para assistir aos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Serão contemplados com o passeio 10 alunos da modalidade de educação especial e 10 alunos das demais modalidades do Ensino Médio. Além disso, as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) premiaram os estudantes com visitas à exposição de arte, parque aquático e Centro Olímpico.

“AoGosto do Aluno”

Imagem 3Um mês inteiro de atividades pedagógicas, culturais e de lazer voltadas aos estudantes da rede pública estadual de ensino. Este é o objetivo do “AoGosto do Aluno”, projeto lançado pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, em homenagem ao Mês do Estudante.

“A rede inteira está empenhada, com todas as suas 709 escolas, em fazer deste mês uma celebração ao Dia do Estudante”, destaca o secretário da Educação, Idilvan Alencar, ressaltando que a ideia é que o projeto torne-se permanente no calendário escolar do Estado do Ceará durante agosto.

As ações acontecem na Capital e no Interior para mais de 400 mil alunos. Os estudantes participam de passeios culturais, com visitas à exposição de arte, momentos de lazer em parque aquático e ida à Arena Castelão e ao Centro Olímpico.

Imagem 4Para revelar novos talentos, também será realizado o Festival Alunos que Inspiram, que dará espaço às atividades artísticas desenvolvidas nas escolas, valorizando o talento dos estudantes nas categorias artes visuais, canto, fanfarra, literatura e vídeo. “O Festival vai acontecer em todo o Ceará. A votação vai ser por meio do portal Aluno Online e os mais votados estarão no dia 24 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento incentiva também uma questão fundamental na escola que é a arte, que motiva o aluno e é importante para o conhecimento, a cidadania e a expressão cultural dos alunos”, afirma o secretário da Educação.

A Seduc também está promovendo outras atividades pedagógicas voltadas aos estudantes, como o lançamento do aplicativo Aluno Online, campanha de incentivo à leitura, palestras de motivação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aulas show de redação. Além disso, na última semana de agosto, cinco alunos submetidos a teste online de Língua Portuguesa, que tiverem as melhores avaliações, serão premiados, juntamente com os professores de História, com uma viagem às cidades de Tiradentes, Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais.

 

11.08.2016

 
Ana Martins 
Gestora / Monitoramento

Fotos: Acervo / Seduc

Expediente imprensa2-01