#MostreAtitude: Dia de Combate ao Fumo promove atividade física

26 de agosto de 2016

Reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco é o objetivo do Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta segunda-feira (29). Para aproveitar o momento de valorização do esporte no Brasil, com a realização aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o tema das ações este ano é relacionado ao esporte e tem como slogan #MostreAtitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde. Na mesma linha, a Secretaria da Saúde do Estado participa das atividades relativas à data com programação no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart (HM) e a realização da Oficina de Implantação e Implementação do Tratamento do Fumante, na terça-feira, 30 de agosto.

Com o tema “Esporte e Arte para Deixar de Fumar”, o Programa de Controle de Tabagismo do Hospital de Messejana (PCT-HM) e a Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica promovem uma manhã de atividades no bosque do hospital, que incluem aula de respiração, caminhada, entrega de certificados de um ano sem fumar e exposição de desenhos dos participantes do PCT-HM, das 8 às 11 horas de segunda-feira, 29 de agosto. Na terça-feira, 30, das 8 às 17 horas, no Hotel Plaza Praia Suítes, o Programa Estadual de Controle do Tabagismo da Secretaria da Saúde do Estado reúne médicos e enfermeiros da atenção primária de 35 municípios que já realizam ou vão iniciar o tratamento de fumantes – 29 municípios das macrorregiões de saúde de Fortaleza e Sertão-Central, quatro da macro de Sobral e dois da macro do Cariri.

Campanha

A campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo 2016 tem como foco o público jovem e adulto de 13 a 35 anos, de ambos os sexos, fumantes ou não. A opção por focar no público jovem é parte da estratégia para prevenir a experimentação e a iniciação do hábito de fumar, que ocorrem principalmente entre adolescentes e jovens, aproximadamente dos 13 aos 25 anos. A associação do esporte e da atividade física com o controle do tabaco pode potencializar o alcance dos objetivos da campanha – prevenção da iniciação, apoio à cessação e promoção de ambientes livres de fumaça do tabaco. O esporte pode manter os jovens longe do tabaco e a prática de atividade física é um aliado importante no processo da cessação do tabagismo.

A prática de atividade física tem sido estimulada e se constitui um aliado importante na cessação do tabagismo. Diversos estudos associam a adoção de outros comportamentos saudáveis à prática de atividade física. Além disso, ex-fumantes também são mais propensos a terem uma vida mais ativa que os fumantes. A prática de atividade física contribui para diminuição dos sintomas de abstinência e mudanças de humor durante o processo de cessação, o que pode aumentar as chances de sucesso do tratamento. Outro fator que assombra muitas pessoas que querem ou efetivamente param de fumar é o ganho de peso, que acaba se constituindo numa importante causa de recaída. A prática de atividade física, neste caso, aliada à alimentação adequada e a outras estratégias comportamentais, contribui para diminuir esse problema, diminuindo a chance de recaída ou a não adesão ao tratamento.

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde/ PNS (2014), 15% da população é de usuários de tabaco, 14,5% de fumantes de cigarro e 17,5% de ex-fumantes. No Ceará, segundo a mesma pesquisa, há 17,1% de usuários de tabaco, 16,1% de fumantes de cigarro e 18,8% de ex-fumantes. Por outro lado, no Brasil 22,5% da população pratica nível recomendado de atividade física e, no Ceará, 24,6% da população. Os que são insuficientemente ativos representam 46% da população cearense e 41,7% da população do Estado.

Tratamento

Para quem quer deixar de fumar, na rede pública do Governo do Estado, há duas unidades referências no tratamento do tabagismo. Uma é o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart, que dispõe do Programa de Controle do Tabagismo. Há 13 anos ajuda pessoas que querem vencer o vício de fumar. Os pacientes são atendidos por uma equipe de profissionais especializados como médicos, enfermeiras e assistente social. O programa já atendeu a 3 mil pacientes. O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana iniciou as atividades em 2002, sendo o primeiro tratamento público com distribuição gratuita de medicação para aliviar os sintomas de abstinência. O telefone do programa é o (85) 3101-4062.

A outra opção na rede pública do Governo do Estado para fumantes que querem fazer o tratamento gratuito contra o tabagismo é o Centro de Saúde do Meireles, da Secretaria da Saúde do Estado. Fica na Avenida Antônio Justa, 3113. Lá e no Hospital de Messejana funcionam o Programa de Controle do Tabagismo, que trata os fumantes com avaliação clínica, realiza abordagem mínima ou intensiva individual ou em grupo e, se preciso, com terapia medicamentosa.

O sucesso terapêutico do tratamento é elevado, com taxa de abstinência tabágica de 48% em pelo menos um ano. Uma vez inscrito no Programa de Controle do Tabagismo, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para avaliar a saúde do paciente e seu grau de dependência à nicotina. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem comportamental e terapia medicamentosa.

Serviço:

Dia de Combate ao Fumo

Dia: 29 de agosto (segunda-feira)
Horário: 8 às 11 horas
Local: Bosque do Hospital de Messejana (Av. Frei Cirilo, 3480, Messejana)

Dia: 30 de agosto (terça-feira)
Horário: 8 às 17 horas
Local: Hotel Plaza Praia Suítes – Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema

26.08.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa2-01