Setembro Amarelo: STDS alerta sociedade sobre prevenção ao suicídio

20 de setembro de 2016 - 19:09

Considerado um problema de saúde pública, o suicídio vem se tornando uma das maiores causas de mortes no mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, morre uma pessoa, o que equivale aproximadamente 2.000 pessoas por dia. Dentro dessa realidade, o Brasil é um dos países com maior número de mortes por suicídio: cerca de 32 por dia.

Diante dos dados alarmantes, a secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através da Coordenadoria de Promoção do trabalho e Renda/CESP/SINE, realiza às 14 horas desta quarta-feira (21), palestra do psiquiatra, Fábio Gomes, para discutir a prevenção ao suicídio no Ceará. O objetivo é combater um problema de saúde pública que infelizmente ainda é tratado como tabu em nossa sociedade.

“Promovemos esse encontro porque entendemos que o tema é de extrema importância, considerando o aumento do número de vitimas por suicídio, que já supera as mortes por Aids e alguns tipo de câncer. Esses dados são preocupantes e demonstram que ainda precisamos mudar nossa cultura de não falar sobre determinados assuntos, criando tabus sobre assuntos que infelizmente fazem parte da nossa realidade e podem atingir inclusive pessoas bem próximas”, explica Dorinha Madeira, Orientadora da Célula de Educação Social e Profissional.

A palestra de Fábio Gomes é mais um ato da STDS em apoio a campanha “Setembro Amarelo”, chamando a atenção para o assunto. “Precisamos discutir esse assunto para que possamos entender, enquanto sociedade, que em 90% dos casos de morte por suicídio, existe uma prevenção. Precisamos exercitar o ouvir e estar mais atentos aqueles que estão a nossa volta, tornando o mundo um pouco mais humano. A dor pode ser evitada, nós só precisamos prestar mais atenção ao outro”, declara o psiquiatra.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Serviço

Data: 21 de setembro (quarta-feira)
Hora: 14h às 15h
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

20.09.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline