#MêsdasCrianças: Detran apresenta brincadeiras lúdicas e educativas para celebrar o Dia das Crianças

7 de outubro de 2016 - 17:08

rESCOLA DE TRÂNSITO DSC06929

O Programa Mais Infância Ceará, através das secretarias e órgãos estaduais, realiza diversas atividades ao longo deste mês

Brincadeiras lúdicas e educativas marcarão as comemorações do Dia das Crianças, com atividades desenvolvidas pelo Detran, por meio da Diretoria de Planejamento e da Gerência Do Núcleo de Educação,  Pesquisas e e Projetos. As ações serão realizadas em Fortaleza nesta segunda-feira (10) e na terça-feira (11), respectivamente, na Escola Municipal Casimiro José de Lima Filho, no bairro Barra do Ceará, e na Escola de Educação de Trânsito, na sede do Detran, no bairro Maraponga.

No dia 10, as crianças que estudam na Escola Municipal Casemiro José de Lima Filho terão a oportunidade de participar do projeto Contação de Histórias, com a personagem Lili, interpretada pela monitora Lucy Lopes, da Educação de Trânsito do Detran, e de manusear o controle remoto dos carrinhos que circulam nas vias da réplica da cidade de Fortaleza, representada numa maquete de peças de brinquedo.

Na véspera do Dia da Criança, a Escola de Educação de Trânsito receberá, para uma visita guiada, as crianças das Escolas Municipais Isabel Ferreira, do bairro de Messejana, e Amaro Rodrigues, da vizinha cidade de Caucaia. Participarão também da visita guiada as crianças assistidas pelo Lar Amigos de Jesus, coordenado pelas Irmãs Conceição Dias e Lourdes Rabelo. A assistência no Lar Amigos de Jesus é mantida enquanto as crianças e adolescentes fazem tratamento de saúde nos hospitais de Fortaleza.

As crianças que participarão da visita guiada, terça-feira, na Escola de Trânsito, no período da manhã, assistirão à peça de teatro Passeio de Carro, integrada por atores da Comédia Cearense, cujo roteiro foi elaborado especificamente sobre educação de trânsito. E no período da tarde, participarão do o Projeto Contação de Histórias, com a personagem Lili. Nos dois períodos, haverá distribuição de brindes e lanches.

Programa Mais Infância Ceará

O programa é dividido em três pilares: “Tempo de Crescer”, “Tempo de Brincar” e “Tempo de Aprender”. O Tempo de Crescer compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral e visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O “Tempo de Brincar” foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e a brincadeira. Já o “Tempo de Aprender” entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

Confira a programação de outubro.

07.10.2016

Gerência do Núcleo de Imprensa e Comunicação do Detran-CE
Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813/5819/5823
(85) 98739-4259
paulo.ernesto@detran.ce.gov.br

Expediente imprensa2-01