Preparação dos alunos da rede estadual para o Enem 2016 chega à reta final

7 de outubro de 2016 - 20:18

Chegou a reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. A 30 dias da realização das provas, a Secretaria da Educação (Seduc) intensifica as ações de capacitação e motivação dos estudantes, de modo que realizem as avaliações com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. O Projeto “Enem Chego Junto, Chego bem” movimenta, desde o início do ano, a rotina dos jovens com atividades preparatórias, que começou com a mobilização pela emissão de documentos e, ao longo do ano, vem fortalecendo a aprendizagem dos alunos, por meio de diversas atividades. Em 2016, 98% dos alunos estão inscritos no Enem.

Além dos momentos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula, a Seduc realiza o projeto “Redação Enem: Chego Junto, Chego a 1000!”, serviço de correção de redação nas escolas da rede pública estadual. A iniciativa é direcionada a 550 unidades de ensino, atendendo diretamente a 200 mil jovens que contam com auxílio individual na produção textual.  Os profissionais que trabalham como corretores têm formação em Letras e possuem conhecimento sobre as cinco competências exigidas na redação do Enem.

As escolas receberam, ainda, um conteúdo diferenciado na forma de Cadernos de Redação e Coletânea de Provas do Enem. Os alunos também tiveram aulões-Show de Redação com especialistas na temática em todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). O último acontece nesta sexta-feira, dia 7, em Fortaleza, nas escolas da Sefor 2.

Aulões, Cultura e Esporte no #FDScurtindoEnem

Com o objetivo de motivar e estimular o aprendizado dos alunos da rede pública estadual em mais um fim de semana antes do Exame, o Governo do Ceará, por meio da Seduc, realiza o #FDScurtindoEnem. A programação será composta de aulões, atividades culturais e esportivas para 790 estudantes da Capital e do Interior, em espaços escolares localizados em diversos municípios cearenses. A ação teve início em setembro passado e continua até antes das provas, nos dias 5 e 6 de novembro.

Enem Não Tira Férias

Em julho e agosto passados, a Seduc realizou, respectivamente, o Enem não Tira Férias e o AoGosto do Aluno, com aulas preparatórias e atividades recreativas. Além disso, até o dia da avaliação, serão disponibilizadas palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes.

Enem Chego Junto, Chego Bem

Todas as ações integram o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

Ao longo do ano letivo, a grande ação é planejada em seis etapas:

1 – documentação, destinada à organização dos documentos (escolas mobilizadas para assegurar obtenção da identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas;

2 – inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem);

3 – motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o);

4 – preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes);

5 – Dia E –  (incentivar a participação dos inscritos no Exame – transporte, hospedagem e pontos de apoio);

6 – ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior).

07.10.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc
3101.3972