Políticas sobre drogas: Juventude em Ação chega ao Vicente Pinzon

17 de outubro de 2016

Criado pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) com foco nos jovens do ensino médio de escolas públicas estaduais, o programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA) desembarca em Fortaleza a partir desta terça-feira (18). A área favorecida é o bairro Vicente Pinzon, onde o Governo do Ceará implantou o primeiro território do Ceará Pacífico, iniciativa que abrange uma série de atividades voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade.

Inicialmente, um total de 2.300 mil estudantes do Vicente Pinzon serão contemplados. Eles estão matriculados nos seguintes estabelecimentos de ensino localizados no bairro: Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Matias Beck, EEFM Deputado Manoel Rodrigues e Escola Estadual de Educação profissional (EEEP) Maria Ângela da Silveira Borges.

A primeira atividade envolverá os professores das escolas, que participarão de oficinas de formação para o JA. Posteriormente, alcançará os estudantes. Ao todo, são sete etapas de realização do programa, numa movimentada ciranda de prevenção. Tudo começa com a aplicação do jogo Na Trilha da Prevenção, uma atividade lúdico-pedagógica onde os jovens são convidados a interagir de maneira acolhedora / respeitosa para pensar, criticamente, sobre a temática da prevenção às drogas e outras inquietações e desafios do cotidiano.

Posteriormente, os frutos da vivência com o jogo Na Trilha da Prevenção são transportados para diferentes expressões artísticas, como redação, cartaz, dança, jingle e outros. O exercício valoriza as potencialidades de expressão dos jovens, encorajando-os a se tornarem sujeitos proativos e colaborativos na prevenção ao uso de drogas. Ao final, os jovens são contemplados com prêmios e troféus.

Os benefícios do programa serão multiplicados para espaços além das escolas contempladas no Vicente Pinzon graças à formação de grupos de adolescentes voluntários, chamados de multiplicadores sociais. Eles atuarão nas demais escolas do bairro e em toda a comunidade, repassando conhecimentos sobre o uso nocivo de drogas lícitas e ilícitas e fortalecendo comportamentos saudáveis.

A titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira enfatiza que o principal objetivo do Juventude em Ação é diminuir a iniciação e o uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens. Além disso, fortalece as competências, potencialidades e habilidades para a vida, bem como contribui para a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

A secretária lembra ainda que, ainda este ano, o JA deverá chegar também ao bairro Bom Jardim. Ali, serão atendidos 580 alunos matriculados no Centro de Atenção Integral à Criança e o Adolescente (Caic). 

Paralelo ao início do programa na capital, o JA segue em desenvolvimento no interior do Estado, alcançando 15 municípios em sua segunda etapa de implementação. Outros cinco localidades contempladas na primeira etapa do programa – Crateús, Eusébio, Jaguaribe, Massapé e Maranguape – realizam até o final deste mês o encerramento das atividades nas escolas beneficiadas.

17.10.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902-7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara