Políticas sobre drogas: Juventude em Ação chega ao Vicente Pinzon

17 de outubro de 2016 - 19:10

Criado pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) com foco nos jovens do ensino médio de escolas públicas estaduais, o programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA) desembarca em Fortaleza a partir desta terça-feira (18). A área favorecida é o bairro Vicente Pinzon, onde o Governo do Ceará implantou o primeiro território do Ceará Pacífico, iniciativa que abrange uma série de atividades voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade.

Inicialmente, um total de 2.300 mil estudantes do Vicente Pinzon serão contemplados. Eles estão matriculados nos seguintes estabelecimentos de ensino localizados no bairro: Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Matias Beck, EEFM Deputado Manoel Rodrigues e Escola Estadual de Educação profissional (EEEP) Maria Ângela da Silveira Borges.

A primeira atividade envolverá os professores das escolas, que participarão de oficinas de formação para o JA. Posteriormente, alcançará os estudantes. Ao todo, são sete etapas de realização do programa, numa movimentada ciranda de prevenção. Tudo começa com a aplicação do jogo Na Trilha da Prevenção, uma atividade lúdico-pedagógica onde os jovens são convidados a interagir de maneira acolhedora / respeitosa para pensar, criticamente, sobre a temática da prevenção às drogas e outras inquietações e desafios do cotidiano.

Posteriormente, os frutos da vivência com o jogo Na Trilha da Prevenção são transportados para diferentes expressões artísticas, como redação, cartaz, dança, jingle e outros. O exercício valoriza as potencialidades de expressão dos jovens, encorajando-os a se tornarem sujeitos proativos e colaborativos na prevenção ao uso de drogas. Ao final, os jovens são contemplados com prêmios e troféus.

Os benefícios do programa serão multiplicados para espaços além das escolas contempladas no Vicente Pinzon graças à formação de grupos de adolescentes voluntários, chamados de multiplicadores sociais. Eles atuarão nas demais escolas do bairro e em toda a comunidade, repassando conhecimentos sobre o uso nocivo de drogas lícitas e ilícitas e fortalecendo comportamentos saudáveis.

A titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira enfatiza que o principal objetivo do Juventude em Ação é diminuir a iniciação e o uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens. Além disso, fortalece as competências, potencialidades e habilidades para a vida, bem como contribui para a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

A secretária lembra ainda que, ainda este ano, o JA deverá chegar também ao bairro Bom Jardim. Ali, serão atendidos 580 alunos matriculados no Centro de Atenção Integral à Criança e o Adolescente (Caic). 

Paralelo ao início do programa na capital, o JA segue em desenvolvimento no interior do Estado, alcançando 15 municípios em sua segunda etapa de implementação. Outros cinco localidades contempladas na primeira etapa do programa – Crateús, Eusébio, Jaguaribe, Massapé e Maranguape – realizam até o final deste mês o encerramento das atividades nas escolas beneficiadas.

17.10.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902-7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara