Cursos da UTD aproximam crianças e adolescentes da Ciência e Tecnologia

26 de outubro de 2016 - 20:35

 

Os cursos “Robótica para Crianças” e “Criação de Jogos Digitais”  ensinam Robótica, Games e Programação para estudantes dos bairros Vicente Pinzon, Mucuripe, Praia do Futuro e Cais do Porto

 

A estudante Duane Amora Paiva, 10 anos, aluna da Escola Ciranda do Saber foi uma das meninas que iniciaram na manhã desta quarta-feira (26), o curso “Robótica para Crianças”, promovido pelo Governo do Ceará/Secitece, por meio da Universidade do Trabalho Digital (UTD), em parceria com a Companhia Docas do Ceará e a empresa Bússola Assessoria Pedagógica.

Para Duane, essa é uma oportunidade de aprender e quem sabe até ingressar em uma profissão. “Achei o curso muito interessante. Posso aprender a fazer muitas coisas como robôs e bonecas que andam sozinhas”, sonha a jovem já de olho no futuro. “O curso pode me dar oportunidade pra trabalhar”, garante.

A parceria também conta com o curso “Criação de Jogos Digitais”, realizado no período da tarde. Ambos são gratuitos e atendem jovens entre 10 e 16 anos. As aulas serão ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras,

Alysson da Silva Cavalcante, 14 anos, aluno da Escola José Ramos Torres de Melo, disse que escolheu fazer o curso porque adora robótica. “Gosto de tudo que envolve tecnologia, tenho robótica na escola, com Lego, é muito legal!”.

No total, 35 crianças e adolescentes residentes nos bairros Vicente Pinzon, Mucuripe, Praia do Futuro e Cais do Porto participam das aulas dessa primeira turma que acontece no Centro Vocacional Tecnológico localizado na Companhia Docas do Ceará – CVT Docas (Praça Amigos da Marinha, s/n, Mucuripe).

Para o secretário Inácio Arruda, iniciativas como essa são interessantes pois “já cria o envolvimento com a área de ciência e tecnologia nos jovens e, ao mesmo tempo, um espírito empreendedor, ao mostrar que ele tem capacidade de construir alternativas e soluções pra problemas que, às vezes, estão muito próximos de você e que ainda não conseguimos resolver”.

A expectativa do secretário é expandir o curso pra outros bairros e também para o interior do Estado. “Precisamos dar mais oportunidade aos jovens e crianças. Promover a transferência de tecnologia, formando e preparando os jovens para o futuro, é o papel da Secitece”, afirma.

Os cursos “Robótica para Crianças” e “Criação de Jogos Digitais” tem conclusão prevista para o dia 14 de dezembro, com carga horária total de 40 horas.

26.10.2016

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece
Emilia Augusta Bedê – Coordendora de Comunicação
Redação: Simplicia Sinibaldi

Expediente imprensa 10out-01