Seduc e Instituto Unibanco promovem maratona tecnológica com alunos do Ensino Médio

25 de novembro de 2016 - 19:51

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, realizará, neste sábado e domingo, no Centro de Educação a Distância (CED), em Sobral, o IU-Hack, uma maratona de tecnologia voltada para jovens do Ensino Médio. Durante 36 horas ininterruptas, 50 estudantes da rede pública estadual de ensino vão participar de oficinas e atividades ministradas por profissionais da área de tecnologia e serão estimulados a desenvolver softwares ou aplicativos digitais que facilitem a participação juvenil na gestão escolar.

“O objetivo é estimular o envolvimento dos estudantes no cotidiano da escola e a participação deles na gestão escolar, contribuindo para aproximar a escola do mundo dos jovens”, afirma Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco. A ideia do IU-Hack não é ser uma competição. Trata-se de uma maratona colaborativa que pretende aliar a dimensão do trabalho coletivo, o cotidiano da escola com diversão e integração entre os participantes.

A programação em Sobral contemplará diversas atividades com os jovens, estruturadas a partir da metodologia de design thinking, como oficinas de blogs de robótica, de animação e de memes, prototipagem, entre outras. Durante o IU-Hack, os estudantes se envolvem na elaboração de projetos e protótipos que envolvem direta ou indiretamente a tecnologia digital como suporte, como, por exemplo, a criação de um aplicativo, a produção de uma websérie, a concepção de uma campanha ou de uma rede juvenil, uma intervenção na comunidade do entorno ou, ainda, uma proposta metodológica para a sala de aula.

Como se trata de uma maratona, os jovens participam de intensa programação, intercalando momentos de trabalho em grupo, oficinas criativas e diversão. Os alunos pernoitam no local do evento, onde recebem alimentação e barracas para descansar.

“O evento vai despertar, ainda mais, o interesse dos jovens por tecnologia, promovendo o compartilhamento de práticas e ideias inovadoras que vão colaborar com o melhor resultado na gestão das escolas”, destaca o coordenador de Protagonismo Estudantil da Seduc, Marcelino Ferreira Brandão.

25.11.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br