Jovens do Pirambu aprendem sobre robótica e jogos digitais nos cursos da UTD Itinerante

16 de Janeiro de 2017

Aulas acontecem na Cooperativa Pirambu Digital e despertam crianças e adolescentes para profissões científico-tecnológicas

 

O primeiro contato com a Robótica anima João Pedro Rodrigues, de apenas 12 anos. O menino, morador do grande Pirambu, em Fortaleza, é um dos estudantes dos cursos da ação UTD Itinerante e já sonha com sua futura profissão. “Aqui no curso vou aprender a construir robôs e a mexer com mecânica porque quero ser engenheiro mecânico quando crescer. Assim vou poder criar máquinas e robôs para ajudar os humanos. Já tem robô que faz até cirurgia, sabia?”, revela, entusiasmado, o garoto. João Pedro e outros jovens de 10 a 16 anos começaram nesta segunda (16) os cursos Robótica e Jogos Digitais, oferecidos ao público do grande Pirambu pela Universidade do Trabalho Digital (UDT), projeto do Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

A ação, de caráter itinerante, leva capacitação para as comunidades com baixo IDH e vulnerabilidade social. As aulas são gratuitas e acontecem na Cooperativa Pirambu Digital, com 40 estudantes do curso de Robótica e 20 de Jogos Digitais, divididos nos turnos manhã e tarde. O público adulto também é atendido através do curso Informática para o Mercado de Trabalho.

“O Pirambu é um local carente de Fortaleza. Essa ação de transferência de tecnologia vai estimular a inventividade e a descoberta científica das crianças e adolescentes daqui, aproveitando essa ‘explosão atual’ que têm sido o interesse pelos jogos digitais e robótica no público jovem”, explica o secretário da Secitece, Inácio Arruda. Para Inácio, o papel da Secitece de oferecer um leque de possibilidades ainda cedo para os jovens amplia as oportunidades de sucesso no futuro e de melhoria da sociedade. “É nossa obrigação enquanto Secretaria de Ciência e Tecnologia popularizar o conhecimento e incentivar essa meninada a criar soluções e a ajudar a sua comunidade, se tornando profissionais e empreendedores. Por onde passamos, a garotada tem mostrado que possui essa capacidade”, completa.

Um dos professores do curso de Robótica, João Lucas Parente, explica que as aulas serão bastante ricas. “Os jovens vão receber noções de eletricidade e de eletrônica, além de aprenderem a fazer robôs. Tudo isso irá ajudá-los a saber em que área vão querer, ou não, atuar no futuro”. A ação UTD Itinerante já alcançou o grande Vicente Pinzon e o Bom Jardim levando conhecimento em Tecnologia para crianças e adolescentes. No grande Pirambu, a ação conta com a parceria do IFCE e do Movimento Emaús.

16.01.2017

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece
Emilia Augusta Bedê – Coordenadora de Comunicação – 9999491
Redação Maine Almeida

Expediente imprensa 05dez 2016-01