Sema participa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2017

2 de março de 2017 - 15:57 # # # # #

RCF 2017

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, participou, na manhã desta quinta-feira (2), do lançamento da Campanha da Fraternidade de 2017, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Arquidiocese de Fortaleza. Este ano a campanha tem o seguinte tema: Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida.

Em sua fala aos presentes, Bruno destacou que é fundamental a parceria com a Igreja Católica para a realização de políticas publicas e destacou a sensibilidade do governador Camilo Santana, que é ambientalista de formação, para a questão do meio ambiente no Ceará. Ele relembrou que no ano passado a Campanha da Fraternidade abrangia o saneamento básico. “A iniciativa foi fundamental para o direcionamento das políticas do governo e aprovação de leis, tais como a política estadual de água e esgoto, plano estadual de resíduos sólidos e a política estadual de mudanças climáticas”, explicou.

Bruno também apresentou os avanços da Sema sob sua gestão, destacando o incentivo dado aos municípios para a criação de Unidades de Conservação para que haja um efetivo aumento das áreas legalmente protegidas pelo Estado. Destacou também o Parque do Cocó que é área de mangue e de Mata Atlântica e que está inserido dentro de Fortaleza que tem uma extensão de 42 km. E cobrou a necessidade do engajamento da sociedade e atentou para o cuidado com as bacias hidrográficas do Estado.
Objetivo da CF 2017

“Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

A Campanha da Fraternidade 2017 é realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil. A CF 2017 envolve a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil, sempre abordando temas atuais. A cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, onde toda a população envolvida na Campanha da Fraternidade é convidada a ver, julgar e agir.
O que é bioma?

Conjunto de todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é semelhante e contínua, e o clima é, mais ou menos, uniforme. O que define um bioma é o tipo de vegetação, de água, solo, de animais que se adaptam bem neste local, nesta região.

O Ceará, bem como quase todo o Nordeste brasileiro, e o norte de Minas Gerais está inserido no bioma caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, e tem clima semiárido

02.03.2017
Demétrio Andrade
Jornalista
085.8814.8286
@demetrioandrade
/DemetrioFarias

 

Expediente imprensa 09jan 2017-01