Alunos da rede estadual participam do #FDScurtindoEnem

15 de setembro de 2017 # # # #

Assessoria de Comunicação da Seduc 3101.3972

Intensificar a preparação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante os próximos três fins de semana de setembro. Esta é a proposta do #FDScurtindoEnem, projeto da Secretaria da Educação (Seduc), que foi lançado, nesta sexta-feira (15), pelo secretário da Educação, Idilvan Alencar, com a presença de alunos, professores e gestores da rede pública estadual de ensino.

Em sua segunda edição, o #FDScurtindoEnem faz parte de uma série de atividades desenvolvidas a fim de mobilizar e preparar os estudantes para que façam o Enem com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. A iniciativa vai reunir 35 mil alunos dos 184 municípios cearenses em mais de 70 polos de ensino.

Na capital cearense, o projeto acontecerá no Centro de Formação Olímpica (CFO) e no Sesi da Barra do Ceará. Em Sobral, as aulas ocorrerão no Centro de Educação a Distância, vinculado à Seduc.

“Este é mais um reforço para que os alunos aprimorem suas habilidades e conquistem um melhor desempenho no dia da prova. Faltam 51 dias para o Enem e nós estamos intensificando uma ação, que começamos no início do ano e que conta com o empenho diário de diretores, coordenadores, professores e equipe da Seduc e das Credes. Nós apostamos no sucesso dos estudantes das escolas públicas”, destacou Idilvan Alencar.

Durante o sábado e o domingo, os estudantes assistirão às aulas dos conteúdos voltados para o Enem (matemática, ciências da natureza e humanas, além de linguagens e códigos) e participarão de atividades culturais, esportivas e de lazer. “A Seduc vai realizar, em todo o Estado, programações em que os alunos estudam, mas também se divertem e descansam, que são atitudes determinantes para se obter um bom resultado no dia da prova”, acrescentou o secretário.

A estudante Ana Glória Rodrigues, da EEFM César Cals, disse que a participação nas atividades do #FDScurtindoEnem vai garantir mais confiança durante a preparação para as provas. “Eu espero receber mais conhecimentos, me sentir mais preparada porque, com todos esses projetos, cada vez mais, a gente está se sentindo confiante e preparada para entrar em uma universidade”, disse.

Além de motivar os alunos na reta final, Herlon Santiago, da EEFM Polivalente Modelo de Fortaleza, disse que o projeto vai ajudar a reforçar o estudo dos conteúdos aprendidos em sala de aula. “Com mais esse reforço, a gente acredita que tem potencial para passar. Aumentam as expectativas e os sonhos”, declarou o estudante.

Enem Chego Junto, Chego Bem

O #FDScurtindoEnem integra o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. Em julho e agosto passados, a Seduc realizou, respectivamente, o Enem não Tira Férias e o AoGosto do Aluno, com aulas preparatórias e atividades recreativas. Além disso, até o dia da avaliação, serão disponibilizadas palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes.

Participação no Enem e Aprovação no Ensino Superior

Em 2017, 99,51% dos alunos da rede pública estadual de ensino se inscreveram no Enem. O índice de aprovação dos alunos das escolas públicas estaduais no Ensino Superior cresceu 28%, entre os anos de 2015 e 2016. Um total de 13.516 estudantes garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2016. No ano anterior, esse número chegou a 10.035.