#Enemvou2dias: Governo lança estratégia de mobilização para que alunos não faltem nos dois domingos de prova

30 de outubro de 2017 - 17:51 # # # #

Assessoria de Comunicação da Seduc - 3101.3972

Com o objetivo de incentivar a preparação na reta final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e mobilizar a participação dos estudantes nos dois dias de prova, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lança, nesta terça-feira (31), às 8h30, a estratégia #Enemvou2dias.

Com o objetivo de incentivar a preparação na reta final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e mobilizar a participação dos estudantes nos dois dias de prova, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lança, nesta terça-feira (31), às 8h30, a estratégia #Enemvou2dias. O evento acontecerá na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante café da manhã, com a presença de alunos das escolas públicas estaduais localizadas em Fortaleza.

Na ocasião, também será apresentada a ação desenvolvida para garantir o transporte dos mais de 101 mil alunos da rede pública estadual inscritos no Enem, nos próximos dias 5 e 12 de novembro. Esse número equivale a 99,51% dos matriculados nas 3ª séries da última etapa da educação básica nas escolas estaduais cearenses, enquanto a média nacional é de 60%. Em Fortaleza, 23.316 jovens inscreveram-se no Exame.

Do total de inscritos da Capital e dos municípios que integram a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1,35 mil poderão receber, na própria carteira de estudante, créditos para pagar as passagens de ônibus nos dois dias de prova. Os demais, por não possuírem o documento, utilizarão o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao aluno, na escola em que estuda, que permitirá o transporte nas datas do Exame. No Interior, a Seduc destaca a parceria com as Secretarias Municipais de Educação para o transporte dos inscritos nos dois dias.

Conforme o secretário Idilvan Alencar, em 2017, o Governo do Ceará, por meio da Seduc, ampliou os investimentos e criou novas ações. “Realizamos o Enem não tira Férias, o #FDScurtindoEnem, palestras motivacionais, produção textual e ofertamos corretores de redação. Essas atividades complementam o trabalho desenvolvido, ao longo do ano, em sala de aula, em todas as disciplinas do currículo.”, destacou o gestor.

#Enemvou2dias

Esta estratégia busca garantir que todos os alunos compareçam e façam as provas com tranquilidade. Além do transporte, haverá pontos de apoio, em locais estratégicos em todo o Estado, com informações, água, caneta e frutas para os estudantes. Em Fortaleza, por exemplo, haverá um ponto em cada um dos sete terminais de ônibus, bem como nos maiores polos de aplicação de provas. Todos os inscritos na Capital e no Interior irão receber um lanche, nos dois dias.

O trabalho relativo aos dois dias de prova mobiliza Escolas, Crede, Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), entidades e instituições.

Saiba Mais:

Projeto Enem, Chego Junto Chego Bem

Tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para o Exame, com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores e gestores, a Seduc oferta essa iniciativa que promove diversas atividades. Ao longo do ano, a grande ação é planejada em seis etapas:

1 – no início do ano, organização dos documentos – as escolas se mobilizam para assegurar obtenção da identidade e CPF) dos alunos de 3ª série para inscrição e realização das provas;

2 – inscrição – garantir 100% dos alunos inscritos no Enem;

3 – motivação – oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o;

4 – preparação – ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes;

5 – #Enemvou2dias – incentivar a participação dos inscritos no Exame – transporte e pontos de apoio;

6 – ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior).

Ingresso no Ensino Superior

O índice de aprovação dos alunos das escolas públicas estaduais no Ensino Superior cresceu 35%, entre os anos de 2015 e 2016. Um total de 13.516 estudantes garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2016. No ano anterior, esse número chegou a 10.035.

Serviço:

Lançamento #Enemvou2dias
Data: Terça-feira (31/10)
Horário: 8h30
Local: Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Av. da Universidade, 2853 – Benfica, Fortaleza