Apresentações artísticas celebram Dia Mundial de Limpeza de Praias neste sábado (21)

20 de setembro de 2013 - 17:50

Neste sábado (21) é comemorado o Dia Mundial de Limpezas de Praias – Clean Up Day. Para celebrar a data, a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – Aquasis – realiza no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura uma série de apresentações artísticas gratuitas.  A partir das 19 horas, os grupos Batuqueiros do Mar (Brigada da Natureza), Maracatu Povo do Mar (IPOM), Coco Farra Sanguia e Flautas do Emaús sobem ao palco do Espaço Rogaciano Leite Filho. As atividades integram o Projeto Limpando o Mundo, que promove ações de coleta de resíduos e educação em 25 localidades de sete municípios do estado do Ceará (Trairi, Paracuru, Caucaia, Fortaleza, Aracati, Beberibe e Icapuí), com mais de 540 voluntários cadastrados na ação.

 

A partir das 8 horas, 27 grupos de voluntários iniciam a limpeza das praias. Os resíduos sólidos removidos serão destinados a centro de recicladores. À noite, os grupos se encontram no Dragão do Mar para um grande momento de celebração. Na ocasião, além dos shows, serão divulgados os resultados obtidos durante o dia e exibidos vídeos informativos sobre o projeto e educação ambiental.

 

Dia Mundial de Limpeza de Praia

 

O Dia Mundial de Limpeza de Praia ocorre todos os anos no terceiro sábado do mês de setembro. Organizações governamentais e não-governamentais, juntamente com a sociedade civil organizada, se propõem a realizar a limpeza de praias (remoção de resíduos sólidos nas faixas litorâneas) e ações elucidativo-educativas de educação ambiental para a população que carece de orientação quanto às consequências da poluição marinha nos ecossistemas e na vida humana e o destino correto dos resíduos sólidos.

 

Limpando o Mundo

 

O projeto iniciou uma nova edição em abril de 2013 e vai até o final de 2014, está visitando as comunidades dos municípios de Fortaleza e Caucaia, realizando cadastro de voluntários e instituições, organizando e formando os grupos de voluntários para as ações de monitoramento e remoção do lixo das praias, rios e mangues. No final do projeto será apresentado o “Diagnóstico do Lixo Marinho” com um banco de dados de imagens e estatística para ajudar nas estratégias e busca de soluções para um dos maiores problemas ambientais do planeta que vem afetando e impactando todos os oceanos e as zonas costeiras.  Ações de educação ambiental, com encontros, oficinas e rodas de diálogos, estão ajudando na sensibilização e levando informações sobre a biodiversidade marinha, conservação e a importância da coleta seletiva como da reciclagem nas grandes cidades gerando uma rede de pessoas em suas localidades multiplicadoras e atentas a nova lei nacional de gerenciamento de resíduos sólidos. Outro ponto forte é a utilização de várias linguagens das artes promovendo um movimento de artistas em torno da causa. A campanha já ganhou duas músicas feitas por jovens voluntários do projeto e tem um movimento de cultura popular com percussão, capoeira, raps, artistas plásticos que se apresentam neste sábado no Dragão do Mar.

 

O Limpando o Mundo é uma realização do Instituto Povo do Mar/IPOM e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos/ AQUASIS e conta com apoio do SESC Ceará, Instituto CUCA, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto de Meio Ambiente de Caucaia/ IMAC e Secretaria de Meio Ambiente de Fortaleza/SEUMA, ECOFOR, Pousada das Marés (Mundaú), Rádio Canoa FMA (Aracati), Hotel Orixás (Flecheiras), SESC Mesa Brasil, SESC Sala de Ciências, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente/CONPAM. O Projeto é patrocinado pela Greenish.

 

REDE de Instituições Apoiadoras e Participantes:

 

Municipais: Associação Comunitária Resgatando Vidas, Associação de Surf Feminino do Ceará, Associação Comunitária do Titãnzinho, Projeto Surfistas Ambientais, Associação de Surf de Caucaia, Escola Aldeia Surf, Projeto Vila do Mar, Pec Polar, Jovens Multiplicadores Ambientais da Vila do Mar, ECOMuseu Natural do Mangue de Sabiaguaba, Escola de Surf: bodyboarder com Saber, Escola de Ensino Fundamental Moema Távora, Escola de Ensino Fundamental Dom Hélio Campos, Escola de Ensino Fundamental Flávio Marcílio, Liga Desportiva do Arpoador, Federação de Surf do Ceará, Albertu´s Restaurante, Escola Municipal Frei Tito, Grupo Folclórico Filhos de Quixaba, Força Jovem Atravessando Fronteiras, Brigada da Natureza, Movimento Emaús (Oelito), Ecomuseu do Mangue (Rusty), Recicriança, Aloha Escola de Surf, Revista Ceará Surf, Associação de Surf de Caucaia, Agentes Ambientais da Vila do Mar, Escola Municipal Frei Tito, Aloha Surf Escola, Rede Crescer com Surf.

 

Nacional: Fundação SOS MATA ATLÂNTICA (SP), ECOSURFI (SP), Instituto Recifes Costeiros (PE), BIOTA (AL), Comissão Ilha Ativa (Pi), Associação Gaujirú de Proteção as Tartarugas (PB), Instituto Caranguejo de Educação Ambiental (RJ), AQUALUNG (RJ), Projeto Tamar de Ubatuba.

 

Contatos para entrevista: Juaci Araujo, Ana Jesus e Nik Coelho (85) 88593347 ou 33184911

 

20.09.2013

Assessoria de Comunicação do IACC

Luciana Vasconcelos (85 3488.8625)