Infraestrutura

16 de março de 2010 - 13:34

Como em uma engrenagem, cada investimento demanda ações em setores distintos. Na área da infraestrutura, vários são os projetos que estão sendo colocados em prática. Novos
aeroportos estão em construção: Aracati, no Litoral Leste; Camocim, no Litoral Oeste, e em Tauá. Além disso, já estão em fase de estudos e projetos a ampliação do aeroporto de Juazeiro do Norte, no Cariri, e a duplicação do aeroporto de Fortaleza.

O setor de transporte de passageiros será ainda reforçado com a Ferrovia Transnordestina projeto do Governo Federal. Desde o dia 1º de dezembro de 2009, funciona o Metrô do Cariri, que é 100% cearense. O Metrô de Fortaleza terá a Linha Sul, que atenderá 350 mil passageiros por dia, inaugurada em 2011. Para as rodovias, até 2010, 2720 mil quilômetros de estradas foram recuperadas ou construídas. Isso é o equivalente a 30% de toda malha rodoviária do Estado.

A infra-estrutura hídrica também tem recebido atenção especial do Governo do Estado. Só com garantia de água será possível concretizar os vários projetos de desenvolvimento para o Ceará e muito tem sido feito. As obras da Integração de Bacias, ou melhor, para nós nordestinos, a Transposição das Águas do Rio São Francisco, já está acontecendo na Região Sul do Ceará. Além desse empreendimento, dois outros projetos mudarão a realidade hídrica do Estado. Um deles é o Eixão das Águas, que levará água do Castanhão para o Pecém e garantirá o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. O segundo, o Cinturão das Águas, é uma obra de longa execução. Ele vai cercar todo o território do Ceará e é um projeto essencial para o abastecimento de água de todo o Estado.