Segurança

17 de março de 2010 - 02:10

O Ceará tem hoje um dos programas mais inovadores no País em relação à segurança pública. No fim de 2007 foi iniciado o Ronda do Quarteirão. Na prática, o Ronda é uma polícia comunitária que interage diretamente com a população evitando, muitas vezes, uma ação que gera uma situação de violência. Atualmente, o Ronda do Quarteirão está em atuação em Fortaleza e sua Região Metropolitana e em municpipios do interior do Estado com população superior a 50 mil habitantes.

Todas as polícias recebem grandes investimentos do Estado. Para a Polícia Civil, 20 novas delegacias já estão em funcionamento e  outras 30 estão em fase de execução. Além das delegacias, foi inaugurada a Divisão de Homicídios e está sendo restruturada a Perícia Forense. Esses dois equipamentos serão fundamentais para desvendar crimes que muitas vezes ficam sem solução. Para a capacitação de todos os policiais, será construída uma nova academia de polícia que será a mais moderna e mais equipada do Brasil. A obra está em fase de conclusão e será inaugurada ainda no primeiro semestre de 2011.

 

O reforço na atuação policial acarreta em aumento na demanda de vagas no sistema prisional. Ao todo, 25 novas cadeias públicas estão sendo construídas no Interior do Estado, que somadas, representam 1.468 vagas, e reformadas mais 37 unidades do Interior. Outras 1888 vagas foram criadas coma conslusão  da casa de custódia de Itaitinga, na Região Metropolitana. Temos ainda a construção de um presídio para jovens adultos (18 a 24 anos) e de um presídio militar com 130 vagas.