Portal da Agricultura Familiar completa três meses e atinge mais de 2 mil acessos

3 de julho de 2020 - 09:51 # # # # # #

André Gurjão - Ascom SDA

Lançado em 27 de abril, o Portal da Agricultura Familiar completou três meses e atingiu mais de 2.073 mil acessos até esta quinta-feira (2). A ferramenta é a vitrine virtual disponibilizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário para aproximar consumidores e produtores familiares e permite a localização de produtos de forma regionalizada e em cada um dos 184 municípios cearenses. Ao todo, o portal dispõe dos contatos de 14 mil agricultores, associações e cooperativas.

“O portal consiste numa ferramenta capaz de fortalecer a agricultura familiar, diminuir as vulnerabilidades e criar a perspectiva de renda, mesmo neste período de pandemia”, frisa o secretário e presidente do Fórum de Gestores da Agricultura Familiar, De Assis Diniz. Desde a última quinzena de março, os cearenses se encontram em isolamento social e apenas a capital Fortaleza e alguns municípios da Região Metropolitana vivem a reabertura gradual da economia.

Além de campanhas pelas redes sociais, a Secretaria também autorizou o cadastro direto dos produtos da agricultura familiar a partir da primeira quinzena de maio. “Em poucos cliques, produtores e consumidores entram em contato entre si, negociam preços, condições de entrega e medidas de segurança”, frisa De Assis. O espaço ainda disponibiliza um mecanismo de busca, facilitando encontrar produtos ofertados por cidade, região ou cooperativa da própria preferência.

Como complemento à ferramenta, a SDA também estimula alternativas inovadoras de vendas on-line. Como são os casos: da Feira da Reforma Agrária, do delivery da Cooperfam, da Feira Virtual de Quixeramobim e do artesanato feito com a palha da carnaúba em Morrinhos e do aplicativo da Cooperboa. Outras alternativas são a fabricação de máscaras de proteção feitas pelas famílias do Projeto Paulo Freire e por grupos de quilombolas.