Detran inicia validação dos candidatos a Carteira de Habilitação gratuita

18 de março de 2010 - 12:42

O Detran iniciará na próxima quarta-feira, dia 24, o processo de validação das informações que os candidatos de Fortaleza ao Programa Carteira de Motorista Popular enviaram, pela Internet, no ato de sua inscrição. Esse programa emite, de graça, a Carteira Nacional de Habilitação, categoria A (somente, nessa primeira fase do programa, para conduzir motocicleta) para pessoas de baixa renda. Em 2009, 25 mil cearenses foram beneficiados com esse programa, que moram nos municípios do Interior, com exceção dos 15 integrantes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

 

Neste ano, todos os 184 municípios cearenses serão beneficiados. Até às 15h40min da última terça-feira, dia 16, mais de 26 mil candidatos somente de Fortaleza se inscreveram pela página do Detran na Internet (www.detran.ce.gov.br). E nos outros 14 municípios que integram a RMF estavam inscritos quase 12 mil candidatos. Para quem mora em outros municípios, as inscrições permanecem abertas. Neste ano, serão emitidas 42 mil CNHs para todo o Estado.

 

Segundo o superintendente do Detran, João Pupo, para agilizar o Órgão dividiu os inscritos em Fortaleza, conforme o endereço residencial, pelas seis Secretarias Executivas Regionais (SER). Assim, os primeiros a se submeterem ao processo de validação serão os inscritos que moram na área de abrangência da SER V (integrada por 17 bairros, entre os quais Conjunto Ceará, Conjunto José Walter, Mondubim, Granja Portugal, Granja Lisboa, Siqueira, Bom Jardim e Canindezinho). Por isso, as inscrições dos moradores desses bairros poderão ser feitas, apenas pela página na Internet, até a meia-noite da próxima terça-feira, dia 23.

 

A partir da zero hora do próximo dia 23, os moradores dos bairros da SER V que se inscreverem só poderão participar do programa no próximo ano. Posteriormente, será a vez dos moradores das outras Secretarias Regionais que se inscreveram e continuam se inscrevendo no programa .

 

O diretor de Habilitação, João Bezerra, explicou que uma unidade móvel do Detran percorrerá os bairros da Secretaria Regional V, para receber dos candidatos os documentos (originais e cópias) para validar as informações: identidade, CPF, comprovante de residência e, conforme o enquadramento nos critérios de baixa renda, número do registro no programa Bolsa Família, comprovante de que estuda há seis meses ou estudou há 12 meses em escola pública (ensino fundamental, médio ou profissional), atestado médico que comprova necessidade especial (em condições de pilotar motocicleta) e que é egresso do sistema penal. Ainda nesta semana será divulgado, na página do Detran, o calendário de visita da unidade móvel do Detran para receber a documentação dos candidatos inscritos.

18.03.2010

 

Assessoria de Comunicação do Detran/CE
Paulo Ernesto Serpa (pauloernesto@detran.ce.gov.br/ 0800 275 6768)