Governo e Prefeitura discutem projetos para Fortaleza

5 de abril de 2010 - 21:27

O governador Cid Gomes e a prefeita de Fortaleza se reuniram nesta segunda-feira (5), no Paço Municipal, para discutir ações e projetos para Fortaleza. Essa é a primeira reunião entre as duas esferas de poder neste ano e retoma a série de reuniões iniciada em 2009. “Esses encontros são necessários para estruturar, amiudar e transformar em pauta comum aquilo que realmente diga respeito as duas esferas de governo”, definiu Cid Gomes. Entre os temas discutidos estavam: cultura, segurança, planejamento, fazenda e infraestrutura.

 

O primeiro tema discutido foi o repasse do ICMS para o Município devido às mudanças nos critérios adotados. Para isso, foi formado um grupo de trabalho do Estado e Prefeitura para buscar alternativas de atenuar a queda das transferências para Fortaleza. Em seguida, os chefes do Executivo e secretariado analisaram a possibilidade de desenvolver novos programas de informática como forma de otimizar a gestão e administração pública.

 

Na área da infraestrutura, foi discutida a transferência dos ambulantes do Beco da Poeira para a continuidade das obras do Metrô de Fortaleza. No decorrer desta semana deverá sair a decisão da Justiça sobre o recurso conjunto do Governo e Prefeitura contra a liminar que impedia a saída dos vendedores. “Estamos otimistas de que a decisão nos vai ser favorável porque o novo local é muito mais apropriado para os comerciantes. Além disso, a transferência é fundamental para, finalmente, concluirmos o Metrô”, disse o governador. Luizianne Lins defendeu que, caso a decisão seja desfavorável, a mudança para o novo local disponibilizado pelo Município será feita para os que assim quiserem.

 

Com relação à cultura, foram apresentados os projetos para Fortaleza, entre eles a reforma do teatro São José. O governador Cid Gomes assegurou, via convênio, o repasse de recursos para a desapropriação do local e mais R$ 1,65 milhão para a aquisição de equipamentos e mobiliário para o teatro. Na questão da segurança, foi exposto o projeto do Território da Paz e ficou definido que todo dia 15 de cada mês serão realizadas reuniões para discutir o tema. A primeira delas acontecerá no próximo dia 15, no Palácio Iracema, às 18 horas.

 

A próxima reunião entre os chefes do Executivo Estadual e Municipal acontecerá na próxima segunda-feira (12), às 15 horas, no Paço Municipal. Durante essa reunião será discutida a instalação do estaleiro e terá a presença da empresa Promar, responsável pelo empreendimento. Já a reunião seguintes dos projetos para Fortaleza será no dia 7 de junho, às 9 horas, na Residência Oficial do Governador.

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil / 85 3101.6247

comunicacao@casacivil.ce.gov.br