Detran-CE valida inscrições da Carteira de Motorista Popular em bairros de Fortaleza

6 de abril de 2010 - 13:22

O Detran-CE continua, nesta terça-feira (06), prosseguindo até quinta-feira (08), o processo de validação das inscrições (realizadas até o dia 21 de março último) do programa Carteira de  Motorista Popular, dos candidatos que moram nos bairros Granja Portugal e Parque São José. Neste ano, o programa vai emitir, de graça, 42 mil unidades da Carteira Nacional de Habilitação (somente para categoria A, condutores de motocicleta). As inscrições são feitas apenas pela internet (www.detran.ce.gov.br). Em Fortaleza, mais de 30 mil pessoas já se inscreveram.

 

Na Granja Portugal, a unidade móvel do DETRAN estará na Praça Santo Antônio, em frente à Igreja de São Antônio (no cruzamento das ruas Emílio de Menezes com Duas Nações e Taquari com Antônio Nelis). A unidade também atenderá no local os moradores do Parque São José.

 

Após a análise dos dados, o órgão divulgará na sua página na Internet a relação dos selecionados, para que possam recebem o certificado de gratuidade, para a matrícula no Centro de Formação de Condutores (CFC), nome atual das antigas auto escolas, onde frequentarão as aulas teóricas e práticas. E depois se submeterão aos exames no Detran.

 

Os documentos básicos para inscrição (original e cópias) são os seguintes: comprovante de residência, CPF, Carteira de Identidade. Além disso, tem de apresentar declaração de uma das quatro categorias em que o candidato se enquadra: ou é participante do programa Bolsa Família; ou estuda há 6 meses ou estou há 12 meses em escola pública (ensino fundamental, médio ou profissionalizante); ou é egresso do sistema penitenciário; ou é portador de necessidade especial (declaração  médica com o número de referência da doença – CID).

 

Esta é a terceira semana que o Órgão realiza esse trabalho junto aos moradores dos 16 bairros que integram a área administrativa da Secretaria Executiva Regional (SER) do município de Fortaleza. O processo foi iniciado pelos bairros Bom Jardim e Granja Lisboa (dias 23 e 24 de março), depois foi a vez do Conjunto Ceará e Genibaú (dias 30 e 31 de março). Posteriormente, será a vez dos moradores dos bairros das outras Secretarias Executivas Regionais, que podem continuar se inscrevendo somente pela Internet.

 

Programa Carteira Popular

 

O programa Carteira de Motorista Popular foi iniciado ano passado, quando foram beneficiadas 25 mil pessoas de 70 municípios selecionados. Neste ano, já são mais de 50 mil candidatos inscritos no programa. Todos também passarão pelo processo de seleção.

 

A validação das inscrições acontece simultaneamente no Interior. Neste ano, foram selecionados os candidatos dos seguintes municípios: Iguatu, Granjeiro, Várzea Alegre, Cedro, Lavras da Mangabeira, Russas, Ibicuitinga, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Crateús, Nova Olinda, Potengi, Araripe, Irauçuba, Itapagé, Sobral, Itapipoca, Amontada, Jaguaribe, Orós, Jucás, Ipaumirim, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Tauá, Penaforte, Jardim, Jati, Potengi e Abaiara.

 

Quem se inscreveu em 2009 terá a chance de participar da seleção neste ano, desde que o seu município ainda não tenha sido beneficiado. Os inscritos dos municípios já selecionados terão nova chance em 2011. O programa não tem data para ser concluído.

 

05.03.10

 

Assessoria de Imprensa de Detran-CE

 

Paulo Ernesto Serpa (pauloernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5823)