Secitece realiza Conferência de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior

7 de abril de 2010 - 16:59

Nos dias 8 e 9 de abril Fortaleza vai reunir representantes de diversos segmentos da esfera governamental, acadêmica e civil em torno de discussões sobre o atual e o futuro cenário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Estado. É a Conferência Estadual de CTI&ES, que acontece no Ponta Mar Hotel (Av. Beira Mar, 2200 – Meireles). A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

 

 

Depois de mais de um mês de mobilização com a realização de quatro Conferências Regionais preparatórias nos municípios de Limoeiro do Norte (Regional Jaguaribe), Crato (Regional Cariri), Tauá (Regional Inhamuns) e Sobral (Regional Norte), os representantes escolhidos de cada evento terão a tarefa de, junto com os participantes de Fortaleza e Região Metropolitana, formar grupos de trabalho para traçar diretrizes de uma política estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior.

 

 

Na abertura do evento, na quinta-feira (dia 8), o secretário da Secitece, René Barreira, irá apresentar um balanço das Conferências Regionais realizadas e expor os resultados obtidos em cada uma. Na sexta-feira (dia 9) será realizado o painel “CT&I e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”, com a presença do deputado federal Ariosto Holanda (PSB), que abordará o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste.

 

 

Estarão no painel também o presidente do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Cláudio Ricardo, o diretor da Fiec, Francisco José Lima Matos; o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno e o presidente do Conselho dos Reitores das Universidades Cearenses (Cruc), Antônio Colaço Martins, que irão expor como enxergam o papel do Sistema de CTI&ES no fomento do desenvolvimento sustentável do Estado em suas áreas de atuação.

 

 

As Conferências Regionais reuniram no interior do Estado cerca de 800 participantes, número que superou as expectativas das inscrições. Para a Conferência Estadual, é esperado um público de 600 pessoas, do qual 200 vêm do interior, como representantes das suas macrorregiões, com passagens e hospedagens custeadas pelo Estado.

 

 

Os eixos temáticos que orientam as discussões dos grupos de trabalho nas Conferências Regionais e Estadual envolvem “CTI e Educação Superior para o Desenvolvimento Social”, “Inovação nas Empresas e Formação Empreendedora” e “PD&I em Áreas Estratégicas”.

 

 

De acordo com o secretário da Secitece, René Barreira, a Conferência Estadual serve como um importante espaço para o debate. “É uma ponte entre o governo e a sociedade no estabelecimento de políticas públicas para a CTI&ES”, destaca René. As demandas serão incorporadas a um Documento Final, contendo recomendações para uma Política Estadual de CTI&ES. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.

 

 

As discussões realizadas na Conferência Estadual do Ceará serão encaminhadas para a Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Nordeste, em Maceió-AL, nos dias 15 e 16 de abril. A delegação do Ceará, composta de 50 representantes das diversas instituições que compõem o Sistema Estadual de CTI, irá representar o Estado no evento. As contribuições também serão levadas a Brasília-DF, na IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia – CNCT, de 26 a 28 de maio.

 

 

Estarão na Conferência Estadual, os municípios participantes das quatro Conferências Regionais e os da Região Metropolitana de Fortaleza (Acarape, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza Guaiúba, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Itatira, Maracanaú, Maranguape, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama).

 

 

Programação:

Dia 08/04/2010 (quinta-feira)
18h – Credenciamento
19h – Abertura
19h30 – 20h30 – Conferência: Perfil da CT&I e Educação Superior no Ceará
20h30 – Coquetel

Dia 09/04/2010 (sexta-feira)
8h-8h30 – Credenciamento
9h – 11h – Painel: CT&I e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará
11h – 11h30 – Coffee-Break
11h30 – 12h30 – Grupos de Trabalho
12h30 – 13h – Consolidação dos Resultados dos Grupos de Trabalho
13h – Almoço
14h – Plenária

Local: Ponta Mar Hotel – Avenida Beira Mar, 2200 – Meireles

Mais informações e inscrições: 85 3101-6466, sct@sct.ce.gov.br ou no site www.sct.ce.gov.br

 

 

Assessoria de Imprensa da Secitece

Simplícia Vianna Sinibaldi : 8833.3217