Seplag recebe inscrições para o Prêmio de Cidadania Eletrônica

9 de abril de 2010 - 15:28

A edição de 2010 do Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica já está com inscrições abertas. Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), o prêmio tem objetivo de reconhecer a qualidade dos serviços dos órgãos e entidades, que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para automatizar os serviços e que efetivamente contribuam para melhoria da gestão dos serviços públicos e de informações disponibilizados pelo Governo do Estado.

 

A Tecnologia da Informação e Comunicação, como ferramenta aplicada à Gestão Pública, deve promover a agilização nos processos administrativos e operacionais internos, facilitar a comunicação e a integração com a comunidade, e tornar as ações governamentais mais transparentes para o cidadão.

 

O Prêmio é conferido anualmente pelo Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação, da Seplag, aos melhores projetos dos órgãos e entidades, selecionados de acordo com critérios estabelecidos, tais como: facilidade de acesso, democratização do acesso, serviços públicos oferecidos, qualidade da informação, dentre outros.

 

Na edição de 2010 poderão concorrer ao prêmio os projetos que se enquadrem nas seguintes categorias:

 

PROJETOS USANDO SOFTWARE LIVRE: Devem trazer soluções baseadas em software livre, que preferencialmente estimulem o ambiente de colaboração entre as organizações públicas e privadas, comunidades de software livre e entidades de ensino e pesquisa, para prospecção de novas soluções e transferência de tecnologia, que gerem oportunidades para profissionais e empresas locais, possibilitando a redução significativa de gastos com /softwares.

 

PROJETOS DE INOVAÇÃO: Devem agregar novas funcionalidades ou aperfeiçoamentos, resultando em novos produtos, processos ou serviços, baseados na aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos e utilização de técnicas avançadas ou pioneiras.

 

INCLUSÃO DIGITAL: Iniciativas de inclusão digital que possibilitem maiores oportunidades aos cidadãos em obter conhecimentos de informática em parceria com o Governo.

 

PROJETOS DE TI VERDE: Devem apresentar soluções para reduzir ou compensar aspectos e impactos ambientais, assim como os econômicos e sociais, criando condições para um desenvolvimento sustentável, levando em consideração toda a cadeia produtiva, desde a escolha, até a aquisição e o descarte.

 

Os projetos da categoria inovação cujo objetivo principal seja a utilização efetiva da infraestrutura do cinturão digital ou da tecnologia de certificação digital terão um ponto de acréscimo em sua avaliação final.

 

As inscrições prosseguem até o dia 15 de junho no site www.seplag.ce.gov.br. Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos entrar em contato com Ticiana Gentil no fone 3101-4729 ou ticiana.gentil@seplag.ce.gov.br

 

09.04.10

Assessoria de Imprensa da Seplag

Luiz Pedro (luizpedro@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508)