Edital do leilão para compartilhamento do Cinturão Digital será lançado neste mês

7 de maio de 2010 - 16:41

O governador Cid Gomes se reuniu nesta sexta-feira (7) com empresas do setor de telefonia para dar início ao processo de elaboração dos termos de compartilhamento da infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará (CDC). O projeto do Governo, de criar uma Sociedade de Proposta Específica (SPE) para gerir de forma conjunta entre Estado, empresas e prefeituras a exploração do Cinturão, foi bem avaliada. O objetivo do Governo do Estado, que lançará edital até o fim de maio, é viabilizar banda larga em 91% das áreas urbanas  do Ceará  e baratear os custos no acesso à Internet.

 

“O acesso à internet é fundamental no mundo de hoje. As pessoas precisam, de forma justa, ser incluídas digitalmente. O Governo do Estado, ao investir R$ 62 milhões na construção do Cinturão Digital, pretende garantir a 90% da população urbana do Ceará o acesso à uma Internet de qualidade com um custo bem inferior ao que é cobrado atualmente”, afirmou o governador Cid Gomes.

 

As empresas que se associarem, através de leilão que será realizado no próximo mês de junho, ficarão responsáveis pelo custeio e manutenção da estrutura do Cinturão e da Sociedade de Proposta Específica (SPE). Com isso, terão o direito de levar a Internet banda larga para o consumidor final.

 

O Governo do Estado ficará responsável por levar a Internet aos órgãos públicos, como escolas, hospitais e postos de saúde. “As empresas poderão usar a estrutura do Cinturão para comercializar acesso à Internet para as pessoas físicas e jurídicas, com um preço drasticamente menor ao que é aplicado hoje”, ressalta o presidente da Etice, Fernando Carvalho. O Cinturão Digital do Ceará já está com 70% de suas obras concluídas. A previsão é que até o final de junho, todas as fibras , no toatl de três mil quilômetros, estejam lançadas e todas as torres de WiMax estejam instaladas.

 

07.05.10

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)