Selo Verde: 132 cidades já enviaram inscrições

11 de maio de 2010 - 13:06

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) divulgou nesta segunda-feira (10), através da Coordenadoria do Programa Selo Município Verde, o número de cidades do interior do Estado que já enviaram a documentação necessária a participar do Progama Selo Município Verde: 132 municípios. Como é facultado enviar documentação via sedex ou carta registrada esse número pode crescer, já que a cidade que tenha postado a documentação até o último sábado (08) terá sua inscrição validada.

 

A expectativa deste ano é que o Programa supere os o número de municípios inscritos em 2009, que foi de 139. Dos 184 cidades cearenses, 151 já criaram seus Conselhos  Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condemas), condição prioritária para que o município possa inscrever-se no Selo Verde. Com isso, segundo os técnicos do Governo, o percentual de inscritos deve superar o ano de 2009. 

 

Números

 

Em 2009, das 139 cidades inscritas, apenas 27 foram certificadas, sendo 25 com o diploma do Selo categoria B e duas categoria C. Desde a implantação do programa, em 2004, pelo Governo do Estado, a fim de pontuar cidades cujos gestores preocupam-se com a questão ambiental, nenhuma delas atingiu índice máximo para obter certificação do Selo categoria A. A atual gestão decidiu que as cidades certificadas passariam a receber prêmios, além do certificado outorgado após serem avaliados, em deferentes itens, inclusive com visitação aos municípios pré-selelcionados pelo Comitê Gestor do Selo Verde.

 

11.05.10

Assessoria de Imprensa do Conpam

Pedro Gomes de Matos / Ranne Almeida (pedrogomesdematosneto@gmail.com  / 85 3101.1233)