Novo Oriente recebe Escola Indígena nesta quinta-feira (13)

12 de maio de 2010 - 17:26

Nesta quinta-feira (13), às 10 horas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), inaugura mais uma unidade de ensino indígena. O secretário executivo da Seduc, Idilvan Alencar, irá entregar a Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Raízes Indígenas no município de Novo Oriente. O investimento foi de R$ 416 mil.

 

A escola terá duas salas de aula, laboratório de Informática,dependências administrativas e área específica para a realização de atividades típicas culturais. A unidade de ensino tem capacidade para atender mais de 160 alunos. Atualmente, são atendidos 86 alunos, entre crianças, jovens e adultos da etnia Potiguara. A matrícula está dividida em cinco turmas: uma de Educação Infantil, uma multisseriada do Ensino Fundamental I e três salas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das comunidades de Lagoinha dos Potiguaras, Açude dos Carvalhos e Pedra D’água.

 

Desde o início do mês, a Seduc inaugura escolas indígenas no Interior do Estado. Nos dias 4, 5 e 6, foram entregues as EDEFM Tapeba Capoeira, Amélia Domingos, do Trilho, Narciso Ferreira Matos e Vila dos Cacos, em Caucaia, e Tapera, em Itarema. Foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões nas obras que beneficiam mais de 2 mil alunos.

 

A iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade da Educação Básica em todos os níveis de ensino. Além de garantir o atendimento a todas as etnias presentes no Ceará, o Governo Estadual assegura a autonomia pedagógica e financeira das escolas indígenas como unidades próprias e específicas do sistema estadual.

 

12.05.10

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)