ICID+18: ONU lançará programa contra desertificação

17 de maio de 2010 - 17:43

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançará no Ceará o programa “Década da Desertificação e Desertos”, que pretende discutir durante os próximos 10 anos ao redor do mundo alternativas para a redução dos impactos ambientais nos ecossistemas do semiárido e reduzir a desertificação no planeta. O evento acontecerá durante a realização da segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), que será realizada em agosto, em Fortaleza. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17) pelo secretário-geral do Comitê de Desertificação da ONU, Luc Gnacadja, durante reunião com o governador Cid Gomes e com o vice-governador, Francisco Pinheiro.

 

“O Ceará conta hoje com uma série de experiências importantes no que diz respeito ao combate à desertificação e na busca pela universalização da água para consumo humano. Ficamos muito bem impressionados com o projeto Cinturão das Águas, que foi apresentado pelo governador”, afirmou Gnacadja. Segundo ele, o fato da ICID+18 acontecer no Ceará, contribuiu para que a ONU decidisse lançar o programa de discussões sobre desertificação durante o evento. “Será uma década de discussões, debates e buscas de soluções para os problemas enfrentados por muitos países ao redor do mundo”, destacou.

 

Para o governador Cid Gomes, a ICID+18 é a mais importante conferência sobre regiões semiáridas. “Teremos a chance de voltar a debater um assunto que é de interesse de diversos países em todos os continentes. A desertificação ameaça ecossistemas e podemos, durante a conferência, trocar experiências e apontar soluções”, afirmou.

 

ICID+18

 

A Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (ICID+18) será realizada em agosto deste ano no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. A Conferência visa reunir participantes do mundo inteiro para identificar e focalizar ações nos desafios e oportunidades que enfrentam as regiões áridas e semiáridas do planeta; atualizar o conhecimento sobre assuntos concernentes a essas regiões nos últimos 20 anos: aspectos ambientais e climáticos (variabilidade e mudanças), vulnerabilidades, impactos, respostas de adaptação e desenvolvimento sustentável; explorar sinergias entre as Convenções das Nações Unidas no que concerne ao desenvolvimento de regiões semiáridas; e gerar informações para subsidiar governos e a sociedade com o objetivo de melhorar a sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas.

 

A ICID+18 é uma conferência preparatória para a Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2012 e debaterá temas ligados ao meio-ambiente em todo o mundo. A primeira ICID, realizada em 1992, também no Ceará, serviu como base para discussões da Eco-92, realizada também em território fluminense.

 

17.05.10

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)