“De Picasso a Gary Hill: Exposição apresenta síntese da arte do século XX

19 de maio de 2010 - 15:02

Pela primeira vez o Ceará verá obras originais de artistas consagrados mundialmente. Nesta quarta-feira (19), o secretário da Cultura, Auto Filho, junto aos curadores da exposição, José Guedes e Roberto Galvão apresentaram à imprensa a exposição “De Picasso a Gary Hill”. A mostra ficará exposta do dia 30 de junho a 15 de agosto, no Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar (MAC).

 

De acordo com Auto Filho a exposição trará um mapa da arte do século XX. “Será a primeira vez que a arte cearense vai mostrar uma retrospectiva como essa, indo do cubismo até a fronteira da arte contemporânea”, disse. A mostra, que após o período em Fortaleza irá para Sobral, trará artistas como Pablo Picasso, Paul Klee, Tapies e nomes mais atuais como Boltanski e Gary Hill, além de artistas cearenses como Antonio Bandeira, Aldemir Martins e Letícia Parente.

 

Roberto Galvão, um dos curadores, explicou que a exposição tem como objetivo marcar o Ceará como uma nova referência para a cultura. “A mostra será dividida em sete blocos básicos, sendo eles o Figurativismo Expressivo, Caminhos Fantásticos, Lirismo Lúdico, Ideias construtivistas, O valor da matéria, Conceitos e Formas e Laços com a tecnologia”, disse.

 

O  Museu de Arte Contemporânea, abrigou nos últimos três anos, 35 exposições, sendo 21 de nomes cearenses. Nessa mostra, a Secretaria da Cultura e o Governo do Estado aguardam um grande número de visitantes ao MAC. “Esperamos um profundo interesse da população, principalmente dos estudantes que sempre ouviram falar desses grandes ícones da arte internacional e nunca tiveram acesso. Pretendemos também, tanto em Fortaleza quanto em Sobral, organizar visitações guiadas das escolas da rede pública, universidades e sindicatos”, resumiu Auto Filho.

 

19.05.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)