Cid Gomes participa do lançamento do projeto Preservação e Identidade Cultural

25 de maio de 2010 - 17:32

O governador Cid Gomes lançou na manhã desta terça-feira (25), o projeto “Preservação e Identidade Cultural (Que História é essa?). O objetivo é promover ações de preservação do patrimônio histórico-cultural do Ceará. Além disso, o projeto pretende sensibilizar, mobilizar e articular os gestores municipais visando à implantação de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio histórico-cultural dos municípios; promover a integração dos municípios com as universidades e faculdades que possuam cursos de Arquitetura e Urbanismo e História; estimular a participação popular para a preservação do patrimônio local e promover a integração do Ministério Público com órgãos e entidades públicas com atuação na proteção cultural.

 

Para o Governador, o patrimônio histórico e cultural são componentes fundamentais para as comunidades terem auto-estima. Cid Gomes enfatizou que a tarefa de preservar deve ser priorizada pelos municípios e o Estado tem procurado realizar variadas ações de resgate a uma série de patrimônios. “Estamos restaurando o Seminário da Prainha, a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, o prédio da Santa Casa de Misericórdia e o Teatro Carlos Câmara. No Ceará já são cinco cidades tombadas pelo Patrimônio Histórico Cultural: Aracati; Viçosa do Ceará; Sobral, Icó e Fortaleza”, detalhou.

 

Para a procuradora-geral de Justiça do Estado, Socorro França, o projeto viabilizará a legitimação da discussão e a mobilização social e política em torno das ações de preservação do patrimônio histórico-cultural do Estado, além de contextualizar a participação da academia com suas informações técnico-científicas. “É uma obrigação de todos defender o patrimônio histórico paisagístico e cultural brasileiro. O resgate de nossa história é necessário para sabermos o que somos e para onde vamos”, finalizou.

 

As entidades envolvidas são: Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (IPHAN); Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult); Conselho Estadual de Proteção ao Patrimônio Cultural (COEPA); Secretaria de Turismo do Estado (Setur); Secretaria de Educação do Estado (Seduc); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade de Fortaleza (Unifor); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Regional do Cariri (URCA) e Faculdades Nordeste (Fanor), além das secretarias de cultura, turismo e educação dos municípios.

 

25.05.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivill.ce.gov.br / 85 3101.6247)