Embaixador suíço parabeniza o Ceará pelos investimentos em educação

25 de maio de 2010 - 17:29

O governador Cid Gomes recebeu nesta terça-feira (25), no Palácio Iracema, o embaixador da Suíça no Brasil, Wilhelm Meier. A visita de cortesia é resultado das boas relações diplomáticas que o Ceará vive na atualidade. Na ocasião, o embaixador parabenizou o trabalho executado no Ceará na área da educação. Cid explicou que  no Estado estão sendo construídas 125 Escolas Estaduais de Educação Profissional com ensino integral. Atualmente já estão em funcionamento 59 escolas com 19 mil alunos. “O investimento é condição básica para termos mão-de-obra qualificada e atendermos os empreendimentos que estão se instalando no Ceará”, disse o Governador.

 

Durante a conversa, o chefe do Executivo cearense destacou os bons indicadores econômicos do Estado. Ele confirmou que o Ceará atualmente cresce acima da média nacional, com o Produto Interno Bruto (PIB) de 3,1% em 2009. O número de empregos gerados também foi destaque na reunião com elevação da média histórica de 23 mil vagas para 84 mil novas vagas. “Grande parte desses empregos são gerados a partir de pequenas e médias empresas. Então, o papel de microempreendedor é fundamental para mudarmos a realidade socioeconômica cearense”, defendeu.

 

O embaixador Wilhelm Meier enfatizou o empenho do Governo do Estado em priorizar a modalidade de ensino profissional, utilizando o desempenho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como exemplo a ser seguido. “O co-fundador dessa Instituição é suíço”. Meier se disse deslumbrado com as belezas naturais. Para ele o potencial turístico do Ceará deve ser explorado de forma e melhorar o PIB do Estado. “Com isso mais empregos são gerados, mais forte é a economia e melhor é a qualidade de vida das pessoas”, frisou. O turismo hoje representa cerca de 11% do PIB do Estado.

 

25.05.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)