Seminário discute acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

25 de maio de 2010 - 13:24

O “Movimento Nós Podemos Ceará” realiza nesta quarta-feira, 26, o Seminário Estadual sobre o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O evento que acontece no CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru, a partir das 8h30min, tem como objetivo apresentar o relatório com os índices do Ceará, nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento social, entre outros. Participam do evento os representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Davi Schmidt e Mauricio Garcia e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Inalda Bédder.

 

De acordo com o vice-governador, Francisco Pinheiro, a apresentação destes indicadores é fundamental para a discussão e implementação de políticas públicas que contemplem os oito objetivos do milênio. “Os objetivos do milênio representam um desejo comum da sociedade de forma global e, nós, temos o dever de agir no local a realização destas metas”, explicou Pinheiro, acrescentando que está em fase de implementação a municipalização do “Nós Podemos ceará”.

 

Com a municipalização do Movimento, as prefeituras serão orientadas a discutir suas políticas públicas em acordo com os objetivos do milênio. “A discussão dessas políticas nos debates do PPA Participativo dos municípios é uma possibilidade e já vem sendo feita em algumas cidades do Estado”, disse o vice-governador.

 

Durante o Seminário, serão destacados os municípios cearenses que foram agraciados com o “Prêmio ODM 2009”, e apresentados projetos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e da Saúde.

 

Assim como o Brasil, outros 191 países também assumiram o compromisso de atingir os ODM, oficializando um pacto para tornar o mundo mais justo e mais solidário até 2015. Sob a coordenação do IPEA e da Secretaria de Planejamento e Investimento Estratégico (Ministério do Planejamento), o mais recente relatório demonstra que nosso país já atingiu excelentes resultados e que vem alcançando metas cada vez mais ousadas e avançadas, destacando-se no cenário mundial.

 

 

SERVIÇO

 

Local – Condomínio Espiritual Uirapuru

Rua Alberto Craveiro, 2222


Data – 26 de maio de 2010

 

Horário – 8h30min

 

25.05.2010

Assessoria de Imprensa da Vice Governadoria

Sonara Capaverde (sonaracapaverde@hotmail.com / 3101.1071)