Hospital César Cals inova e realiza próteses digestivas

4 de junho de 2010 - 13:36

Neste sábado, dia 5 de junho, às 12 horas, o Hospital Geral Dr. César Cals irá promover uma manhã dedica às inovações tecnológicas em endoscopia. O evento contará com a participação do médico Wagner Colaiacovo, chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital do Câncer de Barretos-SP, um dos maiores centros dessa especialidade no Brasil, para uma demonstração, ao vivo e com transmissão por videoconferência para o auditório do hospital, de procedimentos de colocação de próteses de esôfago, duodeno, vias biliares e cólon para a paliação de tumores no aparelho digestivo. A ação também acontecerá no sábado da próxima semana (8).

 

As inovações tecnológicas em endoscopia, por meio do uso de próteses digestivas, já fazem parte da rotina do HGCC. Nos últimos 12 meses, já foram colocadas 13 próteses esofágicas e 50 próteses biliares. De acordo com o médico endoscopista Ricardo Rangel de Paula Pessoa, todo o procedimento é endoscópico, sem que haja intervenção cirúrgica, o que diminui o tempo de internação, que é de 24 horas, havendo assim uma maior rotatividade dos leitos hospitalares.

 

Ainda de acordo com o médico, as próteses digestivas permitem que os pacientes tenham uma melhor qualidade de vida. Além disso, com o procedimento, há um ganho no tempo de vida, podendo evitar cirurgias mais complexas, alcançando os mesmo resultados e, em alguns casos, resultados bem mais satisfatórios.

 

Atualmente, o Hospital César Cals é o centro referência em todo Estado do Ceará em próteses do sistema digestivo. Desde 1995, o HGCC realiza o procedimento de colocação de próteses biliares e, há dois anos, passou a colocar as próteses esofágicas. O Serviço de Endoscopia Digestiva do hospital realiza cerca de 600 procedimentos diagnósticos e terapêuticos avançados, todo mês.

 

04.06.2010

Assessoria de Imprensa do Hospital Geral César Cals

Weskley Jorge (85 3101.5422)