Projeto São José entrega 33 tratores para os municípios do Centro-Sul

11 de junho de 2010 - 13:23

Nesta sexta-feira (11), o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Amorim, entregará 33 tratores que beneficiarão 2.441 famílias de 13 municípios da Região Centro – Sul. A ação do Projeto São José acontecerá a partir das 15 horas, no Parque de Exposições de Iguatu, onde serão liberados os equipamentos que representam um investimento da ordem de R$ 2 milhões e 316 mil.

 

Os beneficiados fazem parte de associações comunitárias de agricultores. Além dos tratores, a SDA promoverá a capacitação dos produtores, que serão instruídos a utilizarem as máquinas sem provocar erosão do solo e a implantarem novas tecnologias nas práticas agrícolas.

 

A principal alternativa de convivência da agricultura com o semiárido possibilitada pelo uso do trator é a captação “in situ”. A tecnologia consiste na técnica de preparo de solo, associada à captação e armazenamento da água da chuva por meio de sulcos, favorecendo a retenção da umidade no perfil do solo por mais tempo, com melhor aproveitamento pela plantas.

 

A técnica conserva o solo, gera mais disponibilidade de água para as plantas, aumentando a resistência às estiagens, para tanto é indispensável o uso de máquinas e implementos agrícolas. A expectativa da SDA é que a entrega dos tratores amenize a situação difícil dos agricultores cearenses gerada pela estiagem desse ano.

 

 

11.06.2010

Assessoria de Comunicação da SDA

Jully Gomes (jullyjornal@gmail.com / (85) 3101.7631 )