Exportação de frutas: Pecém com quatro serviços para Europa e EUA nesta semana

17 de junho de 2010 - 14:15

O Porto do Pecém deverá concretizar nos próximos dias o quarto serviço de frequência semanal de exportação de frutas para o exterior, correspondendo a três serviços para países da Europa e um para os Estados Unidos, distribuídos entre quatro grandes armadores internacionais. Trata-se de serviços de longo curso em contêineres refrigerados modernamente adequados ao transporte de frutas.

 

Segundo o diretor de desenvolvimento comercial da Cearáportos, Mário Lima Junior, esse sucesso é devido à boa infraestrutura do Porto do Pecém, composta de 80 mil metros quadrados de área de estocagem de contêineres refrigerados cheios, utilizando mais de mil tomadas elétricas, garantindo perfeitas condições de escoamento da produção nordestina, da qual o estado do Ceará participa com quase 50%, atingindo, inclusive, os mercados emergentes da Escandinávia, Leste Europeu e Rússia. 

 

A infratestrutura portuária do Pecém, na safra do corrente ano, encontra grande sinergia com o sistema rodoviário federal, beneficiado pela recuperação recente da BRs 116 e 304, executada pelo Dnit, sem falar na construção, pelo Governo Estadual, da Estrada do Melão, que atende aos produtores do baixo Jaguaribe, assegurando rapidez e eficiência no transporte de frutas, com qualidade.
Essa infraestrutura logística do Pecém tornou-se ainda mais importante somada ao excelente trabalho desenvolvido pela Adece – Agência de Desenvolvimento do Ceará e Instituto Agropolos do Ceará, repercutindo na captação de novos negócios e capacitação da mão-de-obra.

 

De acordo com Mário Lima Junior, considerando os números registrados nos primeiros cinco meses do ano e o ritmo das negociações na Expofruit, recentemente realizada em Mossoró, é grande a expectativa de que a safra de 2010 supere a do ano passado e iguale, ou ultrapasse, a de 2008, quando foram exportadas 327.978 ton. Esse número representou, naquele período, 40% do total de frutas exportadas pelo Brasil.

 

17.06.2010

Assessoria de Imprensa da Cearáportos

Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com – 3267.2525)