Museu da Imagem e do Som realiza Arraiá

17 de junho de 2010 - 14:00

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS/CE) entra nos clima de festejos juninos, realizando um arraiá no próximo dia 18, dentro da programação do projeto MISturas Culturais. Entre as atrações, música regional, barraca de comidas típicas, mostra de vídeos ligados às festas juninas, debate e quadrilha junina.

 

O arraiá começa no período da tarde, com música regional e barraca vendendo comidas típicas a partir das 14 horas. Às 15 horas, tem Mostra de Vídeos, reunindo diversos registros de festivais juninos acontecidos em Fortaleza, apresentações de quadrilhas cearenses vencedoras do Edital Ceará Junino e outros festejos populares que estão no arquivo do MIS/CE.

 

Após a mostra, o público participa de uma mesa redonda com a professora Sulamita Vieira (da Universidade Federal do Ceará e autora do livro “Velho Sanfoneiro”) e o acordeonista Rodolfo Forte. Com o tema Forró e Sociedade, eles debatem com o público questões ligadas ao gênero musical na atualidade, como a atuação da indústria do forró eletrônico e a perda de espaço de formatos tradicionais, como os trios de sanfona, zabumba e triângulo.

 

Para encerrar a festa, às 19 horas, tem apresentação da quadrilha com um dos grupos contemplados pelo XII Edital Ceará Junino, quem em 2010.

 

MISturas Culturais – Realizado pelo MIS/CE, equipamento cultural ligado à Secult, o projeto faz alusão ao Dia Internacional dos Museus (comemorado dia 18 de Maio), realizando palestras, mesas-redondas, contação de histórias, sessões de cineclube, apresentações musicais, roda de poesias, intervenções de artistas plásticos, mostras multimídia com seleções do acervo, apresentações folclóricas, entre outras atividades. O MISturas Culturais se caracteriza pela fusão de diferentes linguagens relacionadas com imagem, som e patrimônio cultural, tendo mensalmente um recorte temático a ser abordado.

 

Serviço:

MISturas Culturais de Junho
Local: Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles)
Dia 18, de 14 às 19h
Gratuito

 

Informações:

O Museu da Imagem e do Som do Ceará funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h. Pesquisas no Acervo devem ser agendadas pelo telefone (85) 3101.1206. Visitas de Grupos à Exposição devem ser agendadas pelo telefone (85) 3101.1204

 

Programação do MISturas Culturas

Junho de 2010

 

14h – Abertura do Arraiá do MIS, com música regional e barraca com venda de comidas típicas.
15h – Mostra de vídeos de Festivais Juninos.
16h30 – Mesa Redonda: “Forró e Sociedade”, com: Sulamita Vieira (Professora da Universidade Federal do Ceará e autora do livro “Velho Sanfoneiro” e o músico Rodolfo Forte.
19h – Apresentação de Quadrilha Junina, contemplada no XII Edital Ceará Junino 2010, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

 

17.06.2010

Assessoria de Imprensa da Secult

Bianca Felippsen (bianca@secult.ce.gov.br / 85 3101.6761)