Companhia Siderúrgica do Pecém ganha novo parceiro

16 de julho de 2010 - 20:53

A Posco, maior siderúrgica da Coreia e uma das maiores do mundo e junta-se à Vale e à Dongkuk no projeto que está sendo construído no CIPP.

 

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) acaba de atrair um novo parceiro estratégico para o empreendimento. A Posco, maior siderúrgica da Coreia e uma das maiores do mundo, junta-se à Vale e à Dongkuk no projeto, que está sendo construído no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará. Na nova estrutura societária da CSP, a Vale passará a ter, aproximadamente, 50% do empreendimento, a Dongkuk, 30%, e a Posco, 20%.

 

A CSP será uma usina integrada e terá capacidade de produção de 3 milhões de toneladas de placas de aço para exportação, podendo chegar a 6 milhões numa 2ª fase. A obra está na fase de terraplenagem e foi iniciada em 16 de dezembro de 2009. A previsão é de que o projeto entre em operação em 2014. Trata-se de um dos mais importantes empreendimentos privados do Nordeste e um dos maiores do Brasil, com investimentos previstos em 4 bilhões de dólares e geração de 15 mil empregos durante a obra. Na fase operacional serão mais 4 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos. Além de placas de aço, a CSP também produzirá energia elétrica para consumo próprio, sendo que o excedente será disponibilizado ao mercado nacional.

 

O Ceará foi escolhido devido às facilidades logísticas e à sua localização estratégica favorável para a exportação. Além disso, a área de cerca de mil hectares possui solo apropriado à instalação desse tipo indústria. A siderúrgica contará ainda com a infraestrutura portuária do CIPP, que possui excelentes instalações de carga e descarga de materiais e produtos, além de acesso fácil por rodovias e ferrovias.

 

Mão de obra local

 

Já na primeira fase de obras, o projeto deverá gerar mais de 15 mil empregos diretos. Na fase de operação, em 2013, serão mais de 4 mil empregos diretos. Durante a construção da usina, a mão-de-obra local será priorizada nas contratações. Para isso, a CSP vai atuar em parceria com instituições de ensino na promoção de cursos de capacitação técnica para formar os profissionais para os postos de trabalho que serão abertos.

 

Parte da contratação da mão-de-obra especializada também será fruto da parceria entre a CSP e com o governo do Estado do Ceará, que iniciou a construção do Centro de Treinamento Técnico Corporativo, um empreendimento voltado exclusivamente para a formação de profissionais para atender às demandas das empresas instaladas no CIPP.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale – Mônica Ferreira (21)3814.4360

 

16.07.2010

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado:

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3101.6247)

 

Assessoria de Imprensa da CSP:

Luciana Franco – (85) 9994-7215 – topmidiaassessoria@gmail.com