Residência Oficial será a primeira a responder ao Censo 2010

30 de julho de 2010 - 18:02

A Residência Oficial do Governo do Estado receberá neste domingo, dia 1º de agosto, às 9h30, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para responder ao questionário do Censo Demográfico do século 21. A família do Governador será a primeira visitada no Estado pelo Censo. Já outras residências, serão pesquisadas a partir desta segunda-feira, dia 2 de agosto.

 

O Censo 2010 é a maior operação coletiva realizada no país, com um exército de 230 mil profissionais percorrendo todos os 58 milhões de domicílios do país. Tudo com o objetivo de revelar à sociedade, aos órgãos públicos e privados, o retrato mais fiel de nosso povo: quantos e como somos e de que forma vivemos. Seus resultados vão ajudar o Brasil a se planejar para os próximos dez anos, tanto em termos de definição de políticas públicas como das decisões de investimento da iniciativa privada.

 

O Censo, que será totalmente informatizado, com o uso de 220 mil computadores de mão (PDA), investigará as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião. No questionário deste ano foram colocadas perguntas como, por exemplo, novas relações de parentesco, emigração internacional, etnia e língua indígena. Outra novidade é que, pela primeira vez, o Censo poderá ser respondido também pela Internet.

 

Não é só o Brasil que vai realizar o Censo em 2010. A população mundial vai ser praticamente recontada nos próximos dois anos: mais de 70 países estão realizando seus Censos neste ano, e em 2011 outros 50 países farão o mesmo.

 

30.07.2010

Com informações do IBGE

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado:

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 – 3101.6247)