Secretaria das Cidades promove reunião do conselho gestor do Fehis

9 de agosto de 2010 - 20:52

A Secretaria das Cidades promoveu nesta segunda-feira (9/7) a reunião do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHIS). Na oportunidade foi aprovada a metodologia a ser usada na elaboração do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS).

 

A elaboração dos Planos de Habitação de Interesse Social é uma das exigências do Governo Federal para que estados e municípios possam ingressar no Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e estarem aptos a receber recursos do fundo nacional para a construção de habitações para a população de baixa renda.

 

A metodologia de trabalho de elaboração do PEHIS foi exposta pela coordenadora executiva do consórcio responsável pelo plano, Carolina Gondim. De acordo com ela, o trabalho consistirá na elaboração de um diagnóstico do setor habitacional do Ceará e a formulação de estratégias de ação.

 

Segundo Carolina Gondim, o trabalho será feito de forma regionalizada e participativa. “Teremos equipes de trabalho em cada uma das macrorregiões para a realização de coletas de dados, entrevistas e trabalharemos com mobilizadores socais do próprio local”.  Durante a reunião, também foi escolhida a Central dos Movimentos Populares (CMP) para representar o conselho gestor na equipe técnica de supervisão do trabalho.

 

De acordo com o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, a elaboração do PEHIS é mais um passo importante que o Estado do Ceará dá na implantação da política de habitação de interesse social. “Temos trabalhado, junto com o Governo Federal, para tentar garantir melhores condições de moradia para a nossa população”.

 

Para a presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), Gorete Fernandes, a elaboração do PEHIS será fundamental para o enfrentamento do déficit habitacional, bem como garantir melhoria da qualidade das habitações de interesse social.

 

FEHIS

 

O Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHIS) do Ceará, bem como seu respectivo conselho gestor foi criado em abril de 2008, por meio da lei 14.103, e é formado por representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades de classe.

 

09.08.2010

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades:

Carlos Henrique (chenrique@cidades.ce.gov.br – 85 3101.4462)